• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
sexta-feira, 27 de maio de 2022
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Sobras dos alimentos nas festas de final de ano

Por Léa Renata
26 de dezembro de 2019
Sobras dos alimentos nas festas de final de ano
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Com o final de ano e a sobra das festas, a conservação dos restos de alimentos nas ceias é essencial para colaborar com o meio ambiente e reduzir os custos dentro de casa. O primeiro passo é com a limpeza no momento do preparo: devemos verificar, nos produtos industrializados, o vencimento, o aspecto das embalagens (se estão violadas) e a presença de algum cheiro estranho, já os frutos não devem estar perfurados ou amassados.

No cozimento do arroz e do macarrão, deixo-os um pouco duros – evite de cozinhar demais e não coloque molho (deixe-o  molho sobre a mesa à disposição de cada um para colocar o necessário) -, dessa forma, o tempo de conservação será maior. As carnes não podem ficar mais de duas horas em temperatura ambiente, faça o cálculo para servir no momento da ceia e guarde as sobras em recipiente de vidro na primeira prateleira da geladeira; deixe-o destampado e tampe após duas horas. Com este procedimento, a carne absorve bem a refrigeração e não estraga tão rápido.

No outro dia, quando for consumir, esquente só o necessário para o consumo, a variação de temperatura de esquentar toda a sobra e depois resfriar  aumenta a chance de contaminação e, consequentemente, estraga logo o alimento.

Devemos ainda redobrar os cuidados com as altas temperaturas – principalmente com os alimentos preparados à base de maionese e ovo,  alimentos ricos em proteínas que contribuem para proliferação de microorganismos. Portanto, não coloque maionese nas saladas: deixe o recipiente em um estrutura gelada sobre a mesa e as pessoas irão servir ao seu gosto. Também não coloque sal na salada, com o fenômeno da osmose, as folhas do alface murcham e ficam pretas.

Os microorganismos, principalmente as bactérias, adoram altas temperaturas e umidade, então, os alimentos secos (como farofa, bolo e outros) não precisam de tanta preocupação. Após o consumo do panetone, as sobras devem ser colocadas em sacolas plásticas para conservar, se guardarmos em sacolas de papéis, ficarão ressecadas. Já os petiscos (amendoins, castanhas, passas e outros) devem ser colocados em pequenos recipientes e as sobras devem ser descartadas.

Alimentos como torta, pudim, mousse e outros devem ser guardados na primeira prateleira da geladeira. Compre somente o necessário. Desejo-lhes um natal de paz e luz.

 

Facebook

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

x