• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
terça-feira, 16 de agosto de 2022
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Secretaria de Saúde apresenta balanço de 2021

Por Blog do Vanguarda
14 de dezembro de 2021
Secretaria de Saúde apresenta balanço de 2021
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp
PUBLICIDADE

Foto: Janaína Pepeu

A convivência com a Covid-19 trouxe novos desafios que mudaram os rumos da saúde pública no município. Com a contaminação em linha crescente, no primeiro semestre deste ano as ações de combate à doença seguiram no mesmo ritmo. Vários serviços foram intensificados, como a criação do Centro Municipal de Testagem Covid-19, ações descentralizadas de testagem em feiras e mercados com a Unidade Móvel de Testagem, criação de três Centros Municipais e um Centro Regional de Vacinação Covid-19, ampliação do horário de vacinação nos centros, vacinação porta a porta, criação do Vacimóvel (Unidade Móvel de Vacinação), entre outros.

No segundo semestre, a imunização avançou ainda mais, com novas estratégias, a exemplo dos vacinaços, da vacinação noturna porta a porta, nas escolas, em domicílio, em parceria com empresas de transportes de passageiros, bem como a imunização durante os fins de semana e nas Unidades Básicas de Saúde.

Com as ações, a vacinação deu saltos importantes no município, atingindo a marca de 605.845 doses recebidas, 562.055 aplicadas, entre 1ª, 2ª e 3ª doses. O avanço possibilitou uma considerável redução de internações, agravamentos e óbitos pela Covid-19.

Podemos listar esses avanços com a melhoria do cenário no município, apresentando números mais baixos de internações da história da pandemia da Covid-19, chegando a zerar, por duas vezes, os leitos de UTI Covid-19 no Hospital Manoel Afonso (HMMA), unidade referência no tratamento da doença.

Para passar pelo momento, o município investiu na implantação de dez leitos de UTI no Hospital Municipal Manoel Afonso, em 2020, e na adequação de 28 leitos com suporte ventilatório na rede municipal de saúde, em 2021. No total: 11 no Hospital Municipal Manoel Afonso, dez na UPA Boa Vista/UPA Respiratória, dois na UPA Rendeiras, dois na UPA Vassoural, três na UPA Salgado, sendo a UPA Respiratória referência e com atendimento exclusivo para síndrome gripal.

Os baixos números registrados no segundo semestre, somados à flexibilização do cenário, permitiram a retomada de serviços importantes, como a realização de exames e cirurgias eletivas, que estavam suspensos por decreto estadual.

Essa retomada possibilitou ainda a realização do mutirão de cirurgias, com aumento de 71,96% em relação ao 1º semestre de 2021, para cirurgias gerais, obstétricas, pediátricas, urológicas, de cabeça e pescoço, dermatológicas e vascular, além dos mutirões de consultas de especialidades, como cardiologista, endocrinologista e ortopedia; e de exames, a exemplo do teste ergométrico, colposcopia, coagulograma, ecocardiograma e espirometria. Exames laboratoriais (TSH e PSA) também foram realizados.

Todo esse esforço se deve aos profissionais da saúde que trabalharam, incansavelmente, para salvar vidas. Por isso, neste período, foram realizadas nove seleções simplificadas para a contratação de enfermeiros, fisioterapeutas, médicos intensivistas, médicos clínicos, ginecologistas obstétricas e inspetores sanitários, em 2020. Outras sete seleções para fisioterapeutas, médicos intensivistas e médicos clínicos foram realizadas em 2021.

O controle de outras doenças, como raiva e arboviroses, se manteve ativo, com a campanha de vacinação antirrábica que, atualmente, está sendo realizada na zona rural do município. Na cidade, a ação imunizou mais de 30 mil cães e gatos, nas duas etapas da campanha.

As ações de controle da dengue, febre amarela, zika e chikugunya contaram com visitas domiciliares em residências de gestantes e em pontos estratégicos para a prevenção e o controle do Aedes aegypti. Houve ainda ações de combate a tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral, infecção pelo HIV, IST e hepatites virais, entre outras.

Campanhas sazonais também foram realizadas. O Outubro Rosa contou com palestras, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C, bem como com mutirão de mamografia aos sábados e no horário noturno. O Novembro Azul ofereceu atividades de autocuidado, como auriculoacupuntura e ventosaterapia, roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de próstata, orientação nutricional; testagem e vacinação da Covid-19 e aconselhamento de saúde sexual.

No Novembro Diabetes Azul houve distribuição de laços azuis, palestras sobre diabetes, verificação de pressão arterial e HGT, dinâmica do pé diabético, roda de conversa sobre o cuidado quanto ao uso da medicação, exame clínico e ações educativas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como educação sexual realizada pelo CTA em empresas, instituições de saúde, associações e escolas.

No cenário de convivência com a Covid-19, a Vigilância em Saúde permaneceu realizando barreiras sanitárias, estratégias de fiscalização em eventos de grande público e
criação do protocolo sanitário de retomada segura das aulas presenciais, com estratégia de testagem para a Covid-19 em toda a rede municipal de educação.

Houve ainda capacitações para notificação e testagem de profissionais, estudantes e colaboradores sintomáticos, bem como a implantação de uma equipe itinerante para monitoramento epidemiológico da Covid-19 nas escolas da rede municipal que apresentem casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Também foi criado um call center, com pediatras e enfermeiras, para auxiliar na conduta e dúvidas dos profissionais da saúde e da educação quanto aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no ambiente escolar, além de importantes equipamentos entregues à população durante o ano de 2021, a exemplo da Academia de Saúde Vila Kennedy, com a oferta de serviços para o desenvolvimento de atividades físicas e a promoção da vida saudáveis; a AME Saúde da Família, para moradores da Vila Kennedy e da Vila Padre Inácio, para oferecer consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, vacinação, raio-x e fisioterapia (reabilitação), para mais de 2.400 pessoas.

Duas novas motolâncias também foram adquiridas para o Samu Agreste, que conta ainda com quatro ambulâncias básicas e uma de suporte avançado.

“Foi um ano de muitos desafios, mas também de retomada e de muitos avanços na saúde pública do município. A pandemia da Covid-19 ainda continua, mas o plano de convivência e o avanço na vacinação nos permitiram dar passos importantes em busca de uma saúde pública cada vez melhor para os caruaruenses”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Facebook

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

x