A organização dos alimentos dentro da geladeira não é necessária apenas pela estética, mas também para evitar prejuízos financeiros e cerca de 250 doenças que podem ser causadas por contaminação de alimentos. O primeiro passo é no momento da compra, quando se deve observar a validade e levar o alimento o mais rápido possível para casa, evitando de passar mais de duas horas em temperatura ambiente. Além disso, compre só o necessário.
No congelador, coloque as carnes em geral, macaxeira descascada e polpas de frutas. As partes superiores da geladeira são as mais frias, por isso os alimentos que se estragam com maior facilidade devem ser colocados nessas prateleiras. Uma dica interessante é não colocar muitos produtos na mesma prateleira, pois o ar frio precisa circular.
Logo na primeira prateleira devem ficar os ovos, molhos, queijos, tortas, leite, manteiga e frios. Na segunda prateleira, devemos colocar as sobras do almoço e do jantar e, nas últimas prateleiras e nas gavetas, vegetais em geral.
Na porta, devemos colocar água, refrigerantes, algumas frutas e bebidas. Não podemos colocar os ovos na porta, pois há grande variação de temperatura e o abrir e fechar pode fazer com que quebrem. Evite colocar produtos como pilhas e cola. O carvão que é colocado para retirar o mau cheiro também é anti-higiênico, por isso, é melhor colocar um recipiente com bicarbonato de sódio, que deverá ser trocado toda semana.
Também não guarde as sobras dos alimentos em panelas, em latas ou embalagens que o produto veio do mercado, devemos guardar, se possível, em recipientes de vidro, onde fica mais fácil visualizar e mais eficiente a limpeza do recipiente.
Alexandre Nunes é professor e biólogo