As garrafinhas podem acumular diversos microorganismos que ocasionam doenças, por isso, é necessário fazer uma boa higienização desses recipientes.
Nesse tipo de modelo, é necessário puxar o bico e, depois de tomar água, usar novamente a mão para fechar. No entanto, é nessa mesma estrutura que se coloca a boca, acumulando microorganismos. Mesmo que você utilize a boca para abrir e fechar, o recipiente continua a ser contaminado pela exposição da região em que se coloca a boca.

Muitos especialistas defendem que esse é o modelo mais seguro, uma vez que possui o canudo protegido e tem uma estrutura para puxar. O problema é que, ao puxar, o dedo pode contaminar o objeto.

O modelo de aço inoxidável é o mais recomendável, uma vez que o metal auxilia na eliminação de microorganismos e a tampa não permite a exposição do local em que você coloca a boca, protegendo-o.

Para a limpeza da sua garrafinha de água, utilize detergente e o lado macio da esponja. Em água corrente, deve-se lavar por fora do recipiente; por dentro, utilizar escovas longas (imagem abaixo). Em seguida, prepara-se uma solução com a seguinte proporção: para cada 1 litro de água, 2 colheres de sopa de água sanitária. Deve-se deixar a garrafinha mergulhada nessa solução por 10 minutos, após esse tempo, lavar em água corrente para eliminar qualquer vestígio de água sanitária. Se ficar com mau cheiro, encher a garrafinha com água e colocar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio durante 12 horas. Faça essa higienização todos os dias, não deixe sua garrafinha dentro do carro em altas temperaturas e sempre que sobrar água na garrafinha ao final do dia, descarte. Não é recomendado reutilizar a garrafa descartável de água, visto que não há condições de higienizar de forma adequada.
