O Ministério da Educação foi efetivamente uma das “batatas quentes” do governo federal nesta gestão. Vários gestores passaram pela pasta e o saldo é questionável, considerando em especial, as ações de mitigação dos impactos da pandemia na vida dos estudantes e professores.
Faltam poucos meses para que este ciclo federal se encerre, mas ainda há tempo para que o MEC avance nas suas duas missões fundamentais: induzir melhorias sistêmicas e oferecer apoio técnico-financeiro para as principais políticas educacionais do país.
Nesse sentido, gostaria de compartilhar algumas ações relevantes que o Ministro deveria priorizar na reta final da gestão:
● Manter o foco em políticas que impactem todos os estudantes. Sendo assim, priorizar o Ensino Domiciliar não parece eficaz se existem milhares de estudantes que seguirão frequentando as escolas.
● Foco na recomposição das aprendizagens. Isso significa dar mais visibilidade ao Plano Nacional de Recuperação de Aprendizagens lançado no mês de Maio. Apesar de todas as apresentações feitas pelo Ministro (dentro e fora do país), ele parece ser uma ideia ainda não consolidada na cabeça dos gestores dos Estados e Municípios;
● Ampliar o repertório de recursos (didáticos e financeiros) para apoiar a alfabetização dos estudantes. Esse parece o maior desafio relacionado às perdas de aprendizagem causadas pela pandemia e que devem ampliar a desigualdade no país para os próximos anos;
● Ampliar o diálogo e o apoio técnico junto aos Estados para a implementação do Novo Ensino Médio. Trata-se de um modelo promissor, que vem sofrendo críticas em relação a problemas operacionais e dificuldades na oferta dentro das escolas;
● Por último: trabalhar para retomar a confiança da sociedade após o escândalo com a interferência de pastores, que usaram o nome do Ministro e do Presidente para recebimento de propinas dentro do MEC.
João Paulo Cêpa é ex-secretário de Educação e Esportes de Caruaru-PE, consultor educacional e gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base
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