Por serem barreiras físicas essenciais no combate da transmissão do novo coronavírus, as máscaras precisam de alguns cuidados especiais para que tenham uma maior eficiência. A máscara, por exemplo, precisa ser trocada, no máximo, a cada 3 horas. Quando sair de casa (apenas em extrema necessidade), portanto, leve algumas de reserva em sacos plásticos; quando espirrar ou tossir, troque de imediato. Também fique atento na hora de colocar ou retirar a máscara: pegue pelas alças com a mão higienizada – não toque na parte da frente para não contaminá-la.
A máscara também não deve ser descartada de qualquer jeito: jogue as máscaras no lixo do banheiro, junto com o papel higiênico para evitar que outras pessoas a peguem e se contaminem. Logo, não a coloque dentro de garrafa PET ou de duas sacolas plásticas – uma dentro da outra -; os coletores de materiais reciclados (recicladores) podem mexer nesse material para recolher e vender – além disso, desse modo estamos contribuindo com o aumento de plásticos no meio ambiente.
Lembre-se também de que a máscara precisa ser higienizada sempre depois de utilizada. Basta lavar com água sanitária e deixar de molho por 30 minutos; enxague para retirar qualquer resíduo de água sanitária, mas não torça para não danificar as fibras do tecido, apenas esprema; deixe secar e passe o ferro quente, logo após, guarde em uma sacola plástica. A água sanitária pode ser substituída por sabão, seguindo os mesmos procedimentos.
Não esqueça de usar luvas quando manipular a água sanitária. Nunca use a máscara úmida, assim, os microorganismos entram com maior facilidade.
Assim, com os devidos cuidados, use sempre a máscara a fim de proteger a si mesmo e aos outros.