A limpeza do sofá deve ser realizada, em média, uma vez por semana. Para isso, utilize um pano umedecido com a seguinte solução: uma colher de sopa de sabão de coco para cada um litro de água morna; em seguida, passe uma escova com cerdas macias, fazendo movimentos de dentro para fora.
Antes de aplicar, faça um teste em um cantinho do sofá, pois, dependendo do material, poderá manchar. Além disso, é importante fazer a leitura do rótulo do seu sofá antes de qualquer procedimento.
Para sofás ou cadeiras de tecido, use aspirador ou uma escova com cerdas macias, sempre realizando movimentos de dentro para fora. No caso de produtos de couro, plástico ou camurça, passe um pano umedecido com água e, depois, outro pano seco.
Para remover os famosos riscos de canetas, aplique álcool em gel com um cotonete em cima do risco e, em seguida, remova com outro cotonete seco; esse procedimento deve ser repetido várias vezes até a total remoção do risco.
Para as manchas, a remoção deverá ser feita o mais rápido possível, porque, depois de um certo tempo, fica mais difícil de eliminá-las.
Para proporcionar uma maior durabilidade e limpeza do sofá, devemos utilizar uma manta ou uma capa de proteção.
Todos esses procedimentos são necessários para que não haja acúmulo de ácaros e manchas, proporcionando, assim, mais saúde para a família e a conservação do produto.
Além dessas ações, existem profissionais especializados e produtos industrializados específicos para esse fim. Porém, podemos utilizar produtos que temos em casa, aliando economia e cuidado com o meio ambiente.