
As aranhas pertencem ao filo artrópodes, apresentando como principais características: cefalotórax, abdome, quatro pares de patas, um par de quelíceras, um par de pedipalpos e não possuem antenas; são classificadas como aracnídeos. Existem cerca de 36 mil espécies descritas, e podem ser encontradas em buracos no solo, em fendas de árvores e arbustos, sob troncos podres, em cupinzeiros, em bromélias e também em depósitos, em garagens e outras estruturas feitas pelo ser humano. Todas são carnívoras, consumindo insetos, outras aranhas, e até mesmo pequenas lagartixas, peixes e roedores.
Algumas aranhas vivem apenas alguns meses, enquanto outras, como as caranguejeiras, podem chegar até aos 25 anos. No Brasil, as principais espécies venenosas são a Aranha-armadeira, a Aranha-marrom e a Viúva-negra. Outras possuem veneno e podem causar acidentes. Porém, nem todas são responsáveis por acidentes graves, devido à pouca toxidade, à quantidade insuficiente de veneno, à incapacidade de injetar a toxina e ao habitat, ou seja, não habitam o mesmo local do ser humano. Pássaros, lagartixas, sapos, rãs e escorpiões são os predadores desses animais.
Em caso de acidentes, devemos manter a pessoa em repouso e calma, lavar o local da picada com água e sabão, aplicar compressas frias nas primeiras horas e procurar atendimento médico; se possível, tire uma foto da aranha para que seja aplicado o soro específico.
Características das aranhas venenosas do Brasil.
- Aranha-armadeira – mais ativa no período noturno permanecendo, durante o dia, escondidas sob troncos, bromélias, bananeiras, palmeiras e também em lugares escuros, como dentro de sapatos, atrás de móveis e cortinas. Quando ameaçada, não foge, fica em posição de ataque e pode saltar mais de 30 cm.
- Aranha-marrom – Vive em cascas de árvores, folhas secas, atrás de móveis etc. É mais ativa durante à noite. Produz teias irregulares e a picada, geralmente indolor, ocorre quando ela é comprimida.
- Viúva-negra – Vive em vegetação arbustiva, nas gramíneas e pode abrigar-se em latas vazias. Ativa durante o dia. A picada, geralmente indolor, ocorre quando ela é comprimida.