• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
terça-feira, 16 de agosto de 2022
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Acidentes com caravelas e águas vivas

Por Blog do Vanguarda
5 de janeiro de 2022
Dicas e Curiosidades
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp
PUBLICIDADE

Os cnidários são animais aquáticos e compreendem 11 mil espécies diferentes, tendo como seus principais representantes as águas vivas, as hidras, as caravelas e os corais. Uma característica exclusiva dos cnidários é a presença de células urticantes, que ajudam na defesa e na captura dos alimentos.

Neste período, ocorrem muitos casos de acidentes com as caravelas e as águas vivas devido a um conjunto de fatores, como as correntes marítimas, que os trazem para a areia da praia; as altas temperaturas; o período de reprodução e a poluição nos oceanos – esse fator faz com que os peixes – que representam o principal alimento dos cnidários – sejam atraídos.

Estando em uma praia e sendo informado sobre acidentes com esses animais urticantes, é importante que se evite tomar banho de mar nesse local; além disso, se avistar caravelas/e ou águas vivas quando estiver caminhando na praia significa que naquele ambiente existem mais desses animais no mar.

Para saber a diferença entre as duas observe que as águas vivas são transparentes, estão dentro da água e são menores do que as caravelas – que estão na superfície da água e possuem cores. Uma caravela de 30 cm pode ter tentáculos com 30 metros, tornando-se um grande risco para o banhista

Para evitar acidentes cubra-a com areia, pois, mesmo fora da água por mais de 24 horas, pode provocar queimação.

Em caso de acidentes, saia imediatamente da água e, se possível, utilize gelo para diminuir a dor e, em seguida, aplique uma gaze ou um tecido embebido em vinagre (neutraliza a toxina). Depois tente retirar as espículas que não estouraram com uma pinça.

Nunca utilize urina, álcool, ou areia para resolver, só vai piorar as dores. Também não lave o local com água doce – ela aumenta a liberação do veneno dos tentáculos e piora a queimação.

A palavra adequada não é queimação, pois, na verdade é uma toxina que provoca ardor.

Facebook

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

x