terça-feira, 25 de janeiro de 2022

No mês de janeiro, o IEL-PE oferta 181 vagas de estágio em Pernambuco

Janeiro é conhecido como um dos melhores meses para conseguir um estágio. Pensando nisso, o Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) ampliou a oferta e está com 181 oportunidades para os níveis médio, técnico e superior. Os interessados em concorrer a uma dessas vagas devem se cadastrar no ielpe.org.br, preenchendo os dados no campo ‘Vagas”. As bolsas podem chegar até R$ 1 mil.

De acordo com a psicóloga do IEL-PE, Ketilly Gomes, há em janeiro uma tendência de crescimento das oportunidades, porque as empresas começam a buscar mais talentos para formar suas equipes e também porque no começo do ano tem muitos contratos rescindidos em função da conclusão do curso de muitos estudantes.

Para quem deseja conquistar esse mercado já no começo do ano, Ketilly dá algumas dicas, como montar um currículo e cadastrá-lo no site do IEL. “Outro conselho é apostar em cursos e aprender mais sobre ferramentas que agreguem valor ao curso. Isso mostra o quanto o candidato está envolvido com a sua própria carreira e deseja conquistar a oportunidade”, frisou.

Além disso, é importante que o candidato seja comprometido, proativo, se vista de forma adequada, tenha boa relação com os colegas, seja ético, procure sempre aprender e a se desenvolver na área, pois essas questões são fundamentais para quem deseja entrar no mercado de trabalho.

BALANÇO
Em 2021, o IEL ofertou 4.712 vagas, sendo esse resultado 32% maior que o de 2020. Ao todo, 2.928 estudantes estão no mercado de trabalho por meio da inserção feita pelo Instituto.

Alérgica, jovem morre após ser picada por abelha na zona rural

Uma mulher alérgica à picada de abelha morreu, na noite do último domingo (23), no município de Jurema, no Agreste do Estado, após ter sido ferida por um único inseto do tipo. Tatiane Bezerra da Silva, de 28 anos, estava no Sítio Lajeiro, na zona rural da cidade, quando foi picada e acabou sendo socorrida para o Hospital Santa Quitéria.

Ela morreu horas depois na mesma unidade. O corpo dela foi encaminhado ao IML de Caruaru, na mesma região.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, TERÇA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2022 – Nº 3271

Esboço ministerial

Ainda é muito cedo. Mas o cenário das pesquisas dá tanta tranquilidade a Lula da Silva que esboçam-se nas articulações os nomes de um eventual futuro Governo. O diplomata Celso Amorim será, de novo, chanceler. Caso Geraldo Alckmin se confirme como vice (pelo PSB ou PSD), poderá indicar nomes para a Educação (Gabriel Chalita, o cupido da aproximação), e para Ciência e Tecnologia – aérea na Era PT preferida dos dois partidos que duelam pela filiação do ex-tucano.
Aceno de paz
Lula ainda sonha, acredite, ter Ciro Gomes como ministro da Fazenda. Por isso não toca no tema e espera o adversário desistir da candidatura para propor a paz. O que, hoje, é improvável de acontecer.
Fusão
Para a Saúde, os nomes de ex-ministros estão sobre a mesa. Lula e dirigentes petistas têm falado em transformar a pasta em superministério com ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS) e possível fusão de secretarias do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Veterano

O veterano José Sarney está sem mandato, não disputará mais nada, quer ver filhos e netos bem posicionados — e por isso a política não lhe sai da agenda. Com a missão de ajudar a filha Roseana a se eleger deputada federal, um neto ser eleito senador, e o filho Zequinha retomar posição de destaque em Brasília, o velho cacique está numa sinuca de bico.

Espólio

Arranjos locais podem lhe forçar a apoiar Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) no Maranhão e no Amapá — pelo qual foi eleito senador e onde não pisa há oito anos. Sarney tem espólio eleitoral e o telefone não para de tocar.

Portas fechadas
Vetado pelo PTB após críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao Centrão, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, encontra portas fechadas na busca de uma legenda que banque sua candidatura ao governo de São Paulo. Até o nanico PMN sinalizou que não vai embarcar na aventura do olavista falastrão.

Incitação ao crime

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto, que atribuiu eficácia à hidroxicloroquina no tratamento contra covid-19 e disse que vacinas não têm a mesma efetividade, figura na lista de indiciamentos da CPI da Covid. Foi enquadrado por incitação ao crime e epidemia com resultado morte.

Ação

O Ministério Público Militar (MPM) deu prosseguimento à ação aberta pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) para investigação de possíveis fraudes em licitações de alimentos para as Forças Armadas. O órgão encaminhou os dados à Procuradoria de Justiça Militar do Rio, onde foram apontadas as irregularidades.

Braços cruzados

Eletricitários de praticamente todas as subsidiárias da Eletrobras estão de braços cruzados por tempo indeterminado. Funcionários da Eletronorte, Eletrosul e Chesf também aderiram ao movimento grevista contra o aumento da contribuição dos trabalhadores no plano de saúde.

Luxo em alta

Segundo dados do Secovi-SP (Sindicato de Habitação), o mercado de imóveis de luxo teve uma alta expressiva em 2021, totalizando um crescimento de mais de 32%. Também há uma projeção de alta de 20% até 2023. Se a previsão se concretizar, o Brasil deve recuperar o posto de maior mercado de luxo da América Latina.

ESPLANADEIRA

Buser aumenta 140% venda de passagens em dezembro de 2021 em relação ao mesmo mês do ano passado. # Hospital São Francisco, no Rio, inaugura Unidade de Transição. # Levantamento da ClickBus revela aumento de 116% na procura de passagens rodoviárias online em 2022, em comparação ao mês de janeiro de 2021. # Estão abertas até março inscrições para APIS, curso pré-vestibular social do Colégio AZ.

Prefeita Raquel Lyra inaugura CMEI na Vila Andorinha

Fotos: Elvis Edson

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, inaugurou, na tarde de hoje (24), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Artista Plástica Luisa Cavalcanti Maciel. A unidade fica localizada na Rua da Fidelidade, na
Vila Andorinha.

O CMEI vai atender, inicialmente, 240 crianças, distribuídas em Berçário, Berçário I, Berçário II, Pré I e Pré II. A unidade, que foi totalmente construída, conta com dez salas de aula, uma sala multiuso, quatro banheiros infantis, dois banheiros PNE infantil, um banheiro PNE masculino, um banheiro PNE feminino, dois banheiros para professores, dois fraldários com depósito, seis solários, um lactário, um almoxarifado, uma sala para a direção, uma sala para a secretaria, sala dos professores, dois depósitos, um ambiente para amamentação, rouparia, lavanderia, vestiário para funcionários masculinos, vestiário para funcionários femininos, copa para funcionários, bem como refeitório, cozinha, despensa, duas varandas, pátio coberto, área para playground e jardim.

De acordo com Raquel Lyra, a construção do CMEI era uma reivindicação antiga dos moradores da Vila Andorinha, já que pais e responsáveis tinham que levar os filhos pequenos para outras creches em localidades distantes.

“Voltar aqui e ver, finalmente, essa obra entregue, é emocionante. Hoje, no Dia Internacional da Educação, estamos entregando este espaço tão importante para a comunidade e para o município. Esta creche inaugurada se soma às dezenas de outras que foram construídas ou requalificadas. E, hoje, também anunciamos a ampliação desta mesma unidade, que terá o dobro da quantidade de vagas que temos atualmente. As crianças sairão daqui prontas para ter um futuro bem melhor. O nosso compromisso é um pacto geracional, onde as crianças de hoje possam sonhar e ter a possibilidade dos seus sonhos serem realizados. Este será o ano da Educação em Caruaru”, afirmou a prefeita.

“Fico muito feliz em estar participando de mais uma inauguração de creche. Sem sombra de dúvidas, esse é o projeto educacional mais completo que eu já vivenciei. Esta unidade vai assegurar o desenvolvimento dos nossos estudantes, com uma estrutura completa, que oferece
segurança, qualidade e conforto”, disse o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Derocy Cêpa.

A unidade também será um dos locais que irão oferecer oficinas para as mães dos alunos, como parte do projeto de Qualificação Profissional para Mães de Creches. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, é pioneira no município e tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino, a autonomia econômica e a geração de renda para esse público.

Nova faixa etária de crianças será vacinada em Caruaru

Foto: Janaína Pepeu

Com a chegada de mais doses dos imunizantes contra a Covid-19, o município reduz a vacinação das crianças para uma nova faixa etária. Agora, poderão de vacinar as com 9 e 10 anos.

Para ter acesso a guia com o agendamento, basta acessar o site Vacina Caruaru, no mesmo link onde é realizado o pré-cadastro, e imprimir o comprovante com o horário marcado.

A vacinação pediátrica está sendo realizada na Via Parque, em frente ao INSS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Para receber o imunizante, é necessário levar CPF, Cartão do SUS, caderneta de vacinação e laudo médico, para as crianças com comorbidades. Estão sendo utilizados os imunizantes Pfizer/BioNTech e SinoVac/Butantan.

De acordo com a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, apenas as crianças cadastradas irão receber o imunizante.

“O pré-cadastro é um instrumento muito importante para nós, que planejamos a vacinação no município. Graças a essa ferramenta, temos um senso que nos permite saber quantas crianças temos para vacinar em cada faixa etária e, com isso, avançar na imunização”, explicou Bárbara.

Os pais que ainda não realizaram o pré-cadastro, precisam fazê-lo. O link para agendamento é o http://www.vacina.caruaru.pe.gov.br

Covid-19 e Influenza A: boletins diários da Secretaria de Saúde – 24.01.22

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta segunda-feira (24), foram registrados 37.037 casos de Covid-19, sendo 35.049 leves, 111 novos casos e 722 óbitos. Já de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados 1.988 casos. Nenhum novo óbito foi registrado hoje.

Foram confirmados também 617 casos para a Influenzavírus A, subtipo H3N2, sendo 578 casos leves e 39 casos graves. 4 novos casos foram confirmados hoje. Não há registro de óbito pela doença no município, até o momento.

Fontes:

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 23/01/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 23/01/2022).

Sesc tem matrículas abertas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos em PE

Sesc tem matrículas abertas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos em PE
Vagas são para turmas de Alfabetização e Ensino Fundamental. Matrículas para o curso gratuito nas Centrais de Relacionamento das unidades no Agreste, Sertão e RMR

O Sesc Pernambuco está com matrículas abertas para a EJA – Educação de Jovens e Adultos, em suas unidades espalhadas pelo Estado. Podem se inscrever pessoas com idades a partir dos 15 anos que, por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos no período escolar regular. As vagas disponíveis são para as turmas da Alfabetização e do Ensino Fundamental 1º Módulo (2º e 3º Anos) e 2º Módulo (4º e 5º Anos). Cada módulo tem duração de seis meses, e a Alfabetização tem duração de um ano.

Ao todo, o Sesc PE dispõe de 1.052 vagas para as 42 turmas existentes em 12 unidades: Araripina, Arcoverde e Bodocó, no Sertão; Belo Jardim, Buíque, Caruaru, Garanhuns e Surubim, no Agreste; e Goiana, São Lourenço da Mata, Piedade e Santo Amaro, na Região Metropolitana do Recife. As aulas estão previstas para começar no dia 7 de fevereiro, de forma presencial. As matrículas gratuitas são feitas nas Centrais de Relacionamento das unidades. Para a Educação de Jovens e Adultos não há cobrança de mensalidades.

No ato da inscrição, os interessados precisam apresentar o comprovante de residência, uma foto 3×4, Carteira de Identidade, CPF e o histórico escolar do período em que esteve na escola regular. As aulas acontecem de segunda a sexta. Na unidade de Goiana, o horário é das 17h às 21h e em São Lourenço da Mata, das 17h30 às 21h; na de Piedade, são dois turnos: das 8h às 12h e das 18h30 às 22h. Nas demais unidades pelo interior, as aulas vão das 18h30 às 22h.

“O Sesc vê a educação como um processo extremamente importante para a formação de cidadãos e, consequentemente, para a promoção da qualidade de vida. Por isso, adota como proposta pedagógica o socioconstrutivismo, em que o aluno e a aluna são sujeitos do conhecimento e os conteúdos trabalhados são pautados em suas realidades”, explica Ana Freire, gerente de Educação do Sesc PE.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).
Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Matrículas para a EJA – Educação de Jovens e Adultos do Sesc em Pernambuco
Inscrições gratuitas nas Centrais de Relacionamento das unidades

Sesc Ler Araripina – Rua Vereador José Barreto de Alencar, s/n – Centro
Informações: (87) 3873-0812/ 3090

Sesc Arcoverde – Av. Cap. Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364 – Centro
Informações: (87) 3821-0864

Sesc Ler Belo Jardim – Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n – Cohab II
Informações: (81) 3726-1576

Sesc Ler Bodocó – Rua Luzia Couto Lóssio de Alencar, s/n – São Francisco
Informações: (87) 3878-1724

Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, s/n – Frei Damião
Informações: (87) 3855-2230

Sesc Caruaru – Av. Rui Limeira Rosal, s/n – Petrópolis
Informações: (81) 3721-3967

Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, 136 – Centro
Informações: (87) 3761-2658

Sesc Ler Goiana – Rua do Arame, s/n – Centro
Informações: (81) 3626-5961

Sesc Piedade – Rua Goiana, s/n – Piedade, Jaboatão dos Guararapes
Informações: (81) 3361-2275/6465/0097

Sesc Santo Amaro – Praça do Campo Santo, s/nº – Santo Amaro, Recife
Informações: (81) 3216-1713/1714/1715

Sesc Ler São Lourenço da Mata – Av. das Pêras, 56 –Tiúma
Informações: (81) 3525-9033

Sesc Ler Surubim – Rua Frei Ibiapina, s/n – São José
Informações: (81) 3634-5280

Moto é partida ao meio e jovem morre em acidente no Agreste

Um jovem de 18 anos morreu em acidente registrado, na manhã de ontem (23), na PE103, no Agreste pernambucano. Henrique Rufino estava trafegando na sua motocicleta, quando já na divisa dos municípios de Bonito e Camocim de São Félix, acabou perdendo o controle do veículo.

Com o impacto, a moto da vítima partiu ao meio e ela morreu ainda na rodovia. Após o levantamento cadavérico do Instituto de Criminalística, o corpo de Henrique foi encaminhado ao IML de Caruaru, na mesma região.

Prefeitura de Caruaru parabeniza atletas que participaram de Campeonato Brasileiro de Karatê

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), parabeniza os atletas Terezinha de Jesus Silva de Santana e Esdras Anselmo de Albuquerque, que participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê Master. A disputa aconteceu neste fim de semana (21 a 23 de janeiro), em Caucaia, no Ceará.

Terezinha tem 65 anos e competiu na categoria especial, que reúne as faixas marrom, roxa e preta. Ela conquistou três medalhas de ouro: uma no kata e as outras duas no kumite individual +60 e kumite equipe +60.

Esdras tem 47 anos e ficou na terceira colocação. Ele disputou na categoria Novos, que vai da faixa branca a verde.

Além do bronze conquistado, Esdras também já foi vice-campeão na etapa classificatória do brasileiro, em Natal.

Já a atleta Terezinha pratica karatê há 45 anos e as medalhas de ouro conquistadas nesse último campeonato vieram a somar às outras cinco vezes que foi campeã brasileira. Ela também foi 25 vezes campeã estadual consecutiva, 15 vezes campeã da Copa do Nordeste e 150 vezes campeã em diversas competições municipais e interestaduais.

“O apoio da Prefeitura de Caruaru foi fundamental para chegar no ponto mais alto do pódio. “Dedico esse ouro a todos que, de uma forma ou de outra, me ajudaram a chegar até aqui”, agradeceu Terezinha Santana. “Sem esse apoio ficaria difícil de chegar na final dessa competição. Obrigado!”, completou Esdras.

Prefeitura de Caruaru realiza Colônia de Férias para alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realiza, de 24 de janeiro a 4 de fevereiro, a Colônia de Férias. A ação é voltada para estudantes do 1° ao 9° ano que frequentam as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O objetivo da Colônia de Férias é oportunizar uma proposta pedagógica de recomposição da aprendizagem de forma lúdica e contextualizada. As atividades serão realizadas em parceria com a equipe dos equipamentos da SDSDH e por estagiários de pedagogia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Asces-Unita, Pitágoras e Faculdade Maurício de Nassau.

Para isso, os estagiários passaram por capacitação junto à Coordenação do SCFV, para que pudessem compreender o funcionamento do serviço e, assim, estabelecer a proposta pedagógica.

“Os estagiários apoiarão as oficinas de educação social, bem como as de natureza artístico-cultural, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas e traumáticas, vivenciadas pelos usuários do serviço. A proposta pedagógica para essa ação se articula com os três eixos centrais do SCFV: Participação, Direito de Ser e Convivência Social”, explicou o secretário da Seduc, João Paulo Derocy Cêpa.

Cada estagiário estará alocado em um SCFV e trabalhará em grupos mediados por educadores sociais e arte-educadores, compostos por crianças e jovens. As ações serão presenciais e executadas em parceria com a equipe da SDSDH.

As atividades vão ocorrer nos SCFVs Rendeiras, Centenário, Fernando Lyra, José Carlos de Oliveira, Salgado, Taquara e Cipó. A estimativa é atender 336 estudantes.

“A Colônia de Férias vai proporcionar a expansão do tempo pedagógico, fundamental no contexto atual pandêmico, onde precisamos correr atrás dos prejuízos causados no processo de aprendizagem dos nossos estudantes. É uma oportunidade única também para a formação dos estagiários de pedagogia que, possivelmente, serão professores em nossa rede, já tendo uma visão multidimensional dos estudantes”, finalizou João Paulo.

A Colônia de Férias faz parte do programa Tempo Certo, dentro do eixo Aluno pra Frente.

Facebook

x