quinta-feira, 25 de abril de 2024

Referência no Tratamento do Câncer, NOA celebra 14 anos de atuação em Caruaru

O Núcleo de Oncologia do Agreste (NOA) comemora 14 anos de atividade em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Reconhecida como referência no tratamento do câncer, a clínica oferece um atendimento humanizado associado aos tratamentos mais avançados e conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas. Junto, o time trabalha para proporcionar o melhor cuidado possível a pacientes e familiares, através de um acompanhamento interdisciplinar.

A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e outros imunobiológicos, além de uma enfermeira navegadora que facilita a realização de exames e procedimentos. Para a preparação e administração de quimioterapia em ambiente ambulatorial, o NOA dispõe de uma equipe de farmacêuticos e enfermeiros altamente qualificados, especializados em oncologia e cuidados paliativos, garantindo um alto padrão técnico e segurança para os pacientes.

A oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA, enfatiza que “todas as práticas adotadas pela equipe médica são baseadas nas melhores evidências científicas e nas diretrizes globais para o manejo de diferentes tipos de câncer”. Por isso, os tratamentos oferecidos incluem as abordagens mais modernas e avançadas, como a terapia alvo biológico (com medicamentos que atuam diretamente em alvos específicos no organismo, como proteínas ou moléculas relacionadas ao desenvolvimento da doença), imunoterapia (terapia que utiliza o sistema imunológico do paciente para combater doenças como o câncer, estimulando ou reforçando a resposta imunológica natural) e hormonioterapia (terapia que emprega medicamentos para bloquear ou suprimir a ação hormonal no tratamento de certos tipos de câncer, visando inibir o crescimento de células tumorais dependentes de hormônios).

A clínica também oferece a convencional quimioterapia, tratamento com medicamentos químicos para combater e controlar o crescimento de células cancerígenas no corpo. Esse tratamento pode ser administrado oralmente ou por via intravenosa, geralmente em conjunto com outras abordagens, como cirurgia e radioterapia. Mais informações podem ser obtidas pelo número (81) 3727-1505 ou pelo (81) 9 9988-0059. É possível acompanhar as novidades do NOA através do site institucional www.noacaruaru.com.br e do perfil oficial no Instagram @noacaruaru.

Serta oferta Curso Técnico em Agroecologia para agricultores de Caruaru

O Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em parceria com a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), informa que estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Agroecologia. A capacitação é reconhecida pelo MEC e financiada pelo governo do estado de Pernambuco e é inteiramente gratuito. Com duração de 18 meses, o curso demanda uma semana de imersão por mês e três semanas de Tempo Comunidade nos campings de Glória do Goitá e Ibimirim.

A qualificação representa uma oportunidade valiosa para os agricultores se capacitarem e contribuírem para o desenvolvimento sustentável de nossa região. As inscrições encerram no dia 6 de maio, e as aulas iniciarão em 3 de junho. São 300 vagas disponíveis, os interessados podem acessar o site www.serta.org.br.

São João na Roça chega às Vilas Murici e Rafael neste fim de semana

Foto: Elvis Edson/Secom/PMC

A edição 2024 do Maior e Melhor São João do Mundo já é um verdadeiro sucesso não apenas em Caruaru, como em todo o estado de Pernambuco. Neste fim de semana, nos dias 26 e 27, o São João na Roça vai chegar às Vilas Murici e Rafael, respectivamente.

Além dos shows musicais, haverá apresentações de Batalhões de Bacamarteiros, do Ballet Cia Marcos Mercury e da Banda de Pífanos Vitoriano Jovem. Os forrozeiros e forrozeiras ainda poderão prestigiar o projeto de artes plásticas “Desenhando São João com Caju Galon”.

Confira a programação do segundo fim de semana de São João na Roça:

Vila Murici – Sexta-feira (26)
18h – Projeto de artes plásticas “Desenhando São João com Caju Galon”
18h às 19h30 – Ballet Cia Marcos Mercury (itinerante)
18h às 19h30 – Batalhão de Bacamarteiros 21 (itinerante)
18h às 19h30 – Quadrilha tradicional Arrasta Pé (itinerante)
18h às 19h30 – Trio Quentão
20h às 21h30 – Banda Cheiro da Terra
22h às 23h30 – Beto Hortis

Vila Rafael – Sábado (27)
18h às 19h30 – Ballet Cia Marcos Mercury (itinerante)
18h às 19h30 – Batalhão de Bacamarteiros 56 (itinerante)
18h às 19h30 – Banda de Pífanos Vitoriano Jovem (itinerante)
18h às 19h30 – Trio Santa Rosa
20h às 21h30 – Matheus Lima
22h às 23h30 – Del Feliz

Projeto Criando Asas traz para Noronha o espetáculo “Um show de alegria com Papito”

No próximo sábado (27), a partir das 16h, as crianças de Fernando de Noronha vão ter uma tarde diferenciada em frente à Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando. O projeto Criando Asas traz para a ilha o espetáculo “Um show de alegria com Papito”. O multiartista pernambucano mistura a cultura circense com música, teatro, mágica, dança e brincadeiras.

Repleta de magia e diversão, a apresentação conta com a performance de Papito, que se diz morador do Planeta P, localizado na galáxia da Alegria, e que, por meio de uma passagem secreta de umas das máquinas do professor e mentor, Mago Pracatrá, ele caiu aqui na Terra e, desde então, vem praticando os ensinamentos do mestre para alegrar as crianças.

O artista circense Papito está muito animado em poder apresentar o espetáculo em Noronha, possibilitando que a população da ilha abrace esse projeto e sinta a magia circense. “Estarei juntinho com a criançada com muita alegria e animação. Conto com todos vocês pra gente brincar e dançar”, ressalta.

No sábado, além da apresentação do artista, as crianças também aproveitarão as tradicionais sessões de contação de histórias. O projeto Criando Asas, desenvolvido pela equipe da Superintendência de Educação de Fernando de Noronha, tem como objetivo estimular o interesse das crianças, adolescentes e adultos do arquipélago pelos livros e pela literatura, bem como promover um ambiente culturalmente enriquecedor e divertido para todos os participantes.

Ação Saúde na Feira leva vacinação da Influenza para o Parque 18 de Maio neste sábado (27)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), levará a vacinação da Influenza para o Parque 18 de Maio, neste sábado (27), para os grupos prioritários da gripe. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza no município, e será realizada neste dia, por meio do projeto Saúde na Feira, das 08h às 11h, no Mercado de Carne. Para receber o imunizante, basta comparecer no local portando a Caderneta de Vacinação e o CPF ou o Cartão do SUS.

Os grupos prioritários atendidos pela campanha neste momento são: crianças de seis meses a cinco anos, onze meses e 29 dias de idade; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da Saúde; professores; pacientes com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

A vacina contra Influenza é produzida a partir do vírus inativado e protege contra três tipos de cepas da doença: H1N1,H3N2 e a linhagem “B” Victoria.

Serviço:

Ação do Saúde na Feira com vacinação da Influenza no Parque 18 de Maio
. Dia: 27.04.2024 (sábado)
. Hora: 08h às 11h
. Local: Mercado de Carne
. Público-alvo: Grupos prioritários da campanha.

Curso ligado ao turismo está sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Caruaru

Mais um curso está sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), em parceria com o Senac. As vagas são para o curso de Agente de Informações Turísticas. As aulas começam na próxima segunda-feira (29) e as inscrições estão abertas.

O curso de Agente de Informações Turísticas tem o objetivo de formar profissionais para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados. A carga horária é de 200 horas/aulas e os requisitos são: ensino fundamental completo e idade maior ou igual a 16 anos. Estão sendo disponibilizadas 10 vagas e as aulas serão iniciadas no dia 29 de abril, de segunda a sexta, das 18h às 20h.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 16h, presencialmente. As mulheres devem ir até a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e os homens na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). Para realizar a inscrição, são necessários os seguintes documentos: Registro Geral (Identidade), CPF e comprovante de residência, além de e-mail.

Serviço:

Curso Agente de Informações Turísticas
Início das aulas: 29 de abril
Local: Senac
horário: 18h às 20h
Inscrições:
Mulheres: SPM – Rua dos Expedicionários, 30, Centro (ao lado do Banco do Brasil)
Homens: SDSDH – Praça Pedro de Souza, N° 30, Bairro Nossa Senhora das Dores

Em Brasília, governadora Raquel Lyra assina contrato com a Caixa Econômica Federal e recebe primeiro cartão do Programa Mães de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quarta-feira (24), o protótipo do primeiro cartão do Programa Mães de Pernambuco das mãos do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira. Em Brasília, a gestora se reuniu com a diretoria do banco para assinar o contrato da operacionalização do programa estadual de transferência de renda. Até o momento, o Estado conta com 70 mil mulheres inscritas. O prazo para confirmar a inscrição no programa foi prorrogado até o dia 25 de abril.

“O Programa Mães de Pernambuco já tem os recursos assegurados para beneficiar as 100 mil mães pernambucanas que receberão R$ 300 para complementar sua renda. Viemos a Brasília para assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal e recebemos o cartão protótipo que será entregue a cada mulher beneficiada. O primeiro pagamento será feito no dia 13 de maio, por meio das agências da Caixa. Essa iniciativa reflete o nosso compromisso em mudar a realidade das famílias pernambucanas”, destacou a governadora.

O Mães de Pernambuco irá ofertar um auxílio mensal de R$ 300 para as 100 mil mães e cuidadoras mais vulneráveis vivendo no Estado. Os recursos para custeio já estão garantidos no orçamento de 2024, oriundos do Tesouro Estadual: são R$ 30 milhões mensais investidos pelo governo, um total de R$ 360 milhões por ano. O pagamento para as mulheres inscritas será no dia 13 de maio, a segunda-feira seguinte ao Dia das Mães.

Até o momento, 70 mil mães já foram confirmadas na iniciativa. Para se inscrever, basta entrar no site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, confirmar que tem interesse em receber o auxílio, informar o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento.

Para ser atendida é necessário ser responsável familiar; morar em Pernambuco; ser beneficiária do Programa Bolsa Família e manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses); e não ter vínculo empregatício formal. Em caso de dúvida é possível entrar em contato com a Ouvidoria Social, por meio de ligação gratuita para o número 0800.081.4421 ou mandar mensagem por e-mail: ouvidoria@sas.gov.pe.br.

Acompanharam a governadora os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação).

Governadora Raquel Lyra recebe atleta beneficiário do Bolsa Atleta que foi medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô

A governadora Raquel Lyra recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o atleta pernambucano de judô Carlos Tevano Filho, medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô na categoria de -50kg, da classe Sub-18. No encontro, realizado nesta terça-feira (23), a gestora parabenizou o jovem pelo lugar mais alto do pódio, garantido na competição que aconteceu na segunda-feira (22), no Rio de Janeiro. Conhecido como Tevaninho, o judoca é beneficiário do Bolsa Atleta, programa do governo estadual que garante auxílio financeiro para os desportistas do Estado.

“Tevaninho é um exemplo da importância do esporte na formação da vida dos atletas. Ele voltou agora com uma medalha de ouro no Pan-Americano, disputado no Rio de Janeiro. E o melhor de tudo é que ele é aluno da nossa rede pública de ensino, em Garanhuns, onde treina e consegue se manter a partir do programa Bolsa Atleta. Ele é um dos mais de mil contemplados no Estado com a iniciativa e com o Passaporte Esportivo, que ajuda a ele e ao seu técnico a irem às viagens e participarem das competições”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com orçamento de R$ 11 milhões para 2024, a governadora Raquel Lyra realizou o maior investimento da história do Estado nos programas de incentivo ao esporte. Através dos programas Bolsa Atleta, Time Pernambuco e Bolsa Técnico, foram contemplados 1.041 bolsistas.

Natural de Garanhuns, no Agreste, Tevaninho tem 16 anos e começou a treinar com seu pai, Carlos Tevano. Atualmente, além do Bolsa Atleta, ele recebe apoio adicional do Passaporte Esportivo, que auxilia em deslocamentos para participar de competições. Ambos são programas de incentivo ao esporte oferecidos pelo Governo do Estado de Pernambuco. “Estou treinando para que mais medalhas venham. Vou lutar, agora em maio, lá na Polônia. Se Deus quiser, vou conseguir essa vaga no Mundial, no Bahrein. O Bolsa Atleta está me ajudando muito, custeando muitas viagens. O programa me abriu as portas”, contou Tevaninho, ao lado do seu pai.

Em 2024, o programa Passaporte Esportivo ajudou Tevaninho a conquistar seu primeiro título internacional do ano, garantindo-lhe a medalha de prata na Porec Cadet European Cup 2024, realizada no início de abril, na Croácia. Com uma vaga cada vez mais consolidada na Seleção Brasileira de base da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o atleta está com os olhos voltados para o Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá no próximo mês nos Emirados Árabes Unidos.

“Para nós é motivo de muito orgulho as conquistas de Tevaninho. A gente sabe que as políticas públicas voltadas para os esportes em Pernambuco vêm se fortalecendo a partir dos investimentos que a governadora Raquel Lyra vem fazendo. Por isso temos ampliado o apoio a essa área e colhendo resultados como essa medalha de ouro, uma medalha muito significativa, de um estudante nosso que se dedicou ao que ama e tem o apoio da família e do governo, com políticas públicas e educação”, ressaltou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, acompanhada do secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

O atleta está aproveitando a oportunidade para interagir e aprender com os principais nomes do Judô nas Américas e na Oceania, em categorias que vão desde Sub-18 até Sênior. Esta competição é uma etapa crucial de classificação para os Jogos Olímpicos em Paris, que ocorrerão em julho.

Foto: Janaína Pepeu/ Secom

O gafanhoto mané-magro

Os prejuízos ambientais e econômicos ocasionados pelas pragas dos gafanhotos aparecem em vários relatos históricos e bíblicos. Em Caruaru, no Alto do Moura, está aparecendo uma praga de “mané-magro” ou “mané-mago”, gafanhoto cujo nome científico é Stiphra robusta. O crescimento habitacional desordenado, a falta de predadores, as altas temperaturas e as chuvas irregulares são alguns fatores que podemos destacar para que ocorra o aumento destes insetos.

Os machos do mané-magro chegam a 8 cm e as fêmeas podem chegar até 11 cm; elas conseguem colocar cerca de 70 a 100 ovos em uma única postura, depositando-os entre 4 e 5 cm abaixo da superfície do solo. Esses ovos podem permanecer assim por mais de 200 dias e, quando ocorrem as primeiras chuvas do ano, com a terra fofa, eclodem chegando à fase adulta entre os meses de abril e maio, aproximadamente, e começam a procriar. Eles consomem todo tipo de folha, mas tem uma preferência por árvores como Cajueiro, Algaroba e Goiabeira. Seus predadores são as aves, anfíbios e também uma vespa de coloração vermelha.  

São muito confundidos com o Bicho Pau, porém, a diferença é que este último tem grandes antenas e três pares de patas com o mesmo tamanho, cabeça pequena e o corpo lembra um graveto. Já o mané-magro possui uma cabeça grande com ponta, pequenas antenas, não tem asas e o último par de patas é maior para realizar o salto. O nome mané-magro é utilizada para 225 espécies diferentes.

Em relação ao ser humano, esses animais não provocam nenhum mal, pois não mordem, picam ou ferroam e não transmitem nenhuma doença, embora seja considerado uma praga para as plantações.

Para minimizar os efeitos de sua presença é interessante que os moradores coloquem telas nas portas e janelas e deixem apagadas as luzes da parte externa da casa para não atraí-los. O uso de inseticidas não é recomendado, pois eles fazem parte da cadeia alimentar e, ao fazer uso de produtos tóxicos, há o risco de matar sapos ou pássaros que irão se alimentar daquele gafanhoto.

Casa da Mulher Artesã receberá oficina de materiais recicláveis no mês de maio

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, através da Lei Paulo Gustavo, realiza nos dias 7, 8 e 9 de maio, a oficina qualificante para mulheres “Reciclos”, que será ministrada pela designer Cris Souza.

A ação tem como objetivo ressaltar a importância da proteção do meio ambiente e dos direitos humanos para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nos dias de prática, as alunas inscritas irão vivenciar ações com materiais que seriam descartados e que, a partir da temática apresentada, serão reinseridos no ciclo produtivo e utilizados novamente como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

A oficina será ministrada em duas turmas, uma pela manhã e uma à tarde, nos dias mencionados, e também contará com um intérprete de libras. As aulas serão realizadas na Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura, com vagas destinadas para o público feminino.

As mulheres que desejarem participar devem realizar a inscrição de forma gratuita pelo link a seguir: https://profissionalizamais.caruaru.pe.gov.br/course/reciclos-ciclo-de-oficinas-voltadas-a-reutilizacao-de-materiais

Ao fim da oficina, as alunas receberão certificado reconhecido pela programa Profissionaliza+.

x