No dia 22 de Abril, além do descobrimento do Brasil, temos também o dia da Terra – data que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os impactos ambientais produzidos pelo homem. Não é apenas um dia simbólico, mas sim, uma data para mudarmos nossas posturas em relação ao meio ambiente.
Esse dia nasceu após um protesto ambiental liderado pelo ambientalista e senador norte-americano Gaylord Nelson, na década de 1970, e contou com a participação de cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com os impactos negativos provocados ao meio ambiente pelo ser humano. O evento foi um sucesso.
Para este ano, os organizadores estão convocando três dias – 20 a 22 de abril – de ação climática. Para isso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou 40 líderes mundiais para participar de um evento virtual sobre a urgência de ações climáticas.
Mas, podemos fazer a nossa parte, através de ações simples no dia a dia, como por exemplo: usar a água de forma racional; evitar materiais plásticos; comprar apenas o necessário; economizar energia; diminuir a produção de resíduos sólidos e, quando produzi-los, separar em recicláveis e orgânicos; descartar o lixo de forma adequada; utilizar menos o carro. Não podemos esquecer que os recursos naturais são finitos. O planeta é nossa casa, precisa ser cuidado.
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam suas mãos para cultivá-las.
Augusto Cury
Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta terra.
Leonardo Boff