quarta-feira, 24 de abril de 2024

Governadora Raquel Lyra recebe atleta beneficiário do Bolsa Atleta que foi medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô

A governadora Raquel Lyra recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o atleta pernambucano de judô Carlos Tevano Filho, medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô na categoria de -50kg, da classe Sub-18. No encontro, realizado nesta terça-feira (23), a gestora parabenizou o jovem pelo lugar mais alto do pódio, garantido na competição que aconteceu na segunda-feira (22), no Rio de Janeiro. Conhecido como Tevaninho, o judoca é beneficiário do Bolsa Atleta, programa do governo estadual que garante auxílio financeiro para os desportistas do Estado.

“Tevaninho é um exemplo da importância do esporte na formação da vida dos atletas. Ele voltou agora com uma medalha de ouro no Pan-Americano, disputado no Rio de Janeiro. E o melhor de tudo é que ele é aluno da nossa rede pública de ensino, em Garanhuns, onde treina e consegue se manter a partir do programa Bolsa Atleta. Ele é um dos mais de mil contemplados no Estado com a iniciativa e com o Passaporte Esportivo, que ajuda a ele e ao seu técnico a irem às viagens e participarem das competições”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com orçamento de R$ 11 milhões para 2024, a governadora Raquel Lyra realizou o maior investimento da história do Estado nos programas de incentivo ao esporte. Através dos programas Bolsa Atleta, Time Pernambuco e Bolsa Técnico, foram contemplados 1.041 bolsistas.

Natural de Garanhuns, no Agreste, Tevaninho tem 16 anos e começou a treinar com seu pai, Carlos Tevano. Atualmente, além do Bolsa Atleta, ele recebe apoio adicional do Passaporte Esportivo, que auxilia em deslocamentos para participar de competições. Ambos são programas de incentivo ao esporte oferecidos pelo Governo do Estado de Pernambuco. “Estou treinando para que mais medalhas venham. Vou lutar, agora em maio, lá na Polônia. Se Deus quiser, vou conseguir essa vaga no Mundial, no Bahrein. O Bolsa Atleta está me ajudando muito, custeando muitas viagens. O programa me abriu as portas”, contou Tevaninho, ao lado do seu pai.

Em 2024, o programa Passaporte Esportivo ajudou Tevaninho a conquistar seu primeiro título internacional do ano, garantindo-lhe a medalha de prata na Porec Cadet European Cup 2024, realizada no início de abril, na Croácia. Com uma vaga cada vez mais consolidada na Seleção Brasileira de base da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o atleta está com os olhos voltados para o Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá no próximo mês nos Emirados Árabes Unidos.

“Para nós é motivo de muito orgulho as conquistas de Tevaninho. A gente sabe que as políticas públicas voltadas para os esportes em Pernambuco vêm se fortalecendo a partir dos investimentos que a governadora Raquel Lyra vem fazendo. Por isso temos ampliado o apoio a essa área e colhendo resultados como essa medalha de ouro, uma medalha muito significativa, de um estudante nosso que se dedicou ao que ama e tem o apoio da família e do governo, com políticas públicas e educação”, ressaltou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, acompanhada do secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.

O atleta está aproveitando a oportunidade para interagir e aprender com os principais nomes do Judô nas Américas e na Oceania, em categorias que vão desde Sub-18 até Sênior. Esta competição é uma etapa crucial de classificação para os Jogos Olímpicos em Paris, que ocorrerão em julho.

Foto: Janaína Pepeu/ Secom

O gafanhoto mané-magro

Os prejuízos ambientais e econômicos ocasionados pelas pragas dos gafanhotos aparecem em vários relatos históricos e bíblicos. Em Caruaru, no Alto do Moura, está aparecendo uma praga de “mané-magro” ou “mané-mago”, gafanhoto cujo nome científico é Stiphra robusta. O crescimento habitacional desordenado, a falta de predadores, as altas temperaturas e as chuvas irregulares são alguns fatores que podemos destacar para que ocorra o aumento destes insetos.

Os machos do mané-magro chegam a 8 cm e as fêmeas podem chegar até 11 cm; elas conseguem colocar cerca de 70 a 100 ovos em uma única postura, depositando-os entre 4 e 5 cm abaixo da superfície do solo. Esses ovos podem permanecer assim por mais de 200 dias e, quando ocorrem as primeiras chuvas do ano, com a terra fofa, eclodem chegando à fase adulta entre os meses de abril e maio, aproximadamente, e começam a procriar. Eles consomem todo tipo de folha, mas tem uma preferência por árvores como Cajueiro, Algaroba e Goiabeira. Seus predadores são as aves, anfíbios e também uma vespa de coloração vermelha.  

São muito confundidos com o Bicho Pau, porém, a diferença é que este último tem grandes antenas e três pares de patas com o mesmo tamanho, cabeça pequena e o corpo lembra um graveto. Já o mané-magro possui uma cabeça grande com ponta, pequenas antenas, não tem asas e o último par de patas é maior para realizar o salto. O nome mané-magro é utilizada para 225 espécies diferentes.

Em relação ao ser humano, esses animais não provocam nenhum mal, pois não mordem, picam ou ferroam e não transmitem nenhuma doença, embora seja considerado uma praga para as plantações.

Para minimizar os efeitos de sua presença é interessante que os moradores coloquem telas nas portas e janelas e deixem apagadas as luzes da parte externa da casa para não atraí-los. O uso de inseticidas não é recomendado, pois eles fazem parte da cadeia alimentar e, ao fazer uso de produtos tóxicos, há o risco de matar sapos ou pássaros que irão se alimentar daquele gafanhoto.

Casa da Mulher Artesã receberá oficina de materiais recicláveis no mês de maio

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, através da Lei Paulo Gustavo, realiza nos dias 7, 8 e 9 de maio, a oficina qualificante para mulheres “Reciclos”, que será ministrada pela designer Cris Souza.

A ação tem como objetivo ressaltar a importância da proteção do meio ambiente e dos direitos humanos para a promoção do desenvolvimento sustentável. Nos dias de prática, as alunas inscritas irão vivenciar ações com materiais que seriam descartados e que, a partir da temática apresentada, serão reinseridos no ciclo produtivo e utilizados novamente como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

A oficina será ministrada em duas turmas, uma pela manhã e uma à tarde, nos dias mencionados, e também contará com um intérprete de libras. As aulas serão realizadas na Casa da Mulher Artesã, no Alto do Moura, com vagas destinadas para o público feminino.

As mulheres que desejarem participar devem realizar a inscrição de forma gratuita pelo link a seguir: https://profissionalizamais.caruaru.pe.gov.br/course/reciclos-ciclo-de-oficinas-voltadas-a-reutilizacao-de-materiais

Ao fim da oficina, as alunas receberão certificado reconhecido pela programa Profissionaliza+.

Governo de Pernambuco firma acordos de cooperação técnica com província chinesa de Sichuan nas áreas de ciência e tecnologia, educação e agricultura

O Governo de Pernambuco firmou acordos de cooperação técnica com o governo da província chinesa de Sichuan nesta terça-feira (23), em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas. Os memorandos de entendimento nas áreas de ciência e tecnologia, educação e agricultura foram assinados pela governadora Raquel Lyra, pelo Secretário-Geral Adjunto do Governo Popular da Província de Sichuan, Wang Jianjun, e representantes dos governos de Pernambuco e da província chinesa. Durante a cerimônia, a governadora anunciou a oferta de 30 bolsas de estudo concedidas pelo Governo de Sichuan para estudantes pernambucanos.

A partir das assinaturas dos acordos, planos de ações poderão ser estruturados. “O nosso desafio é garantir que os memorandos de entendimento se transformem em planos de ação, para que a gente possa ter ações concretas, não só aqui em Pernambuco, mas também na província de Sichuan, na China. Queria registrar aqui para os nossos visitantes que fazem parte dessa missão com a China, que o Estado está de braços abertos para recebê-los, para que a gente possa ter parcerias concretas para atração de novas indústrias, aproveitando os potenciais logístico e industrial de Pernambuco, a partir do Porto de Suape. E também poder discutir pesquisas com as universidades do nosso Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra, agradecendo também pelas bolsas de estudos aos estudantes pernambucanos.

O intercâmbio ocorrerá na Universidade de Sichuan, sendo 15 bolsas para graduação, cinco para mestrado, três para doutorado, uma para estudantes no primeiro ano da faculdade e outra para estudantes não universitários.

O memorando de entendimento na área de agricultura tem o objetivo de promover a cooperação científica e tecnológica agrícola, além do intercâmbio econômico e comercial com base na igualdade e benefício mútuo. No memorando da área de educação, firma-se o compromisso em fornecer e compartilhar as informações mais recentes sobre políticas educacionais, atividades acadêmicas e materiais de aprendizagem. Com o memorando da ciência e tecnologia, os governos estabelecem o compromisso de estimular ativamente as universidades de Sichuan e Pernambuco a assinarem acordos de intercâmbio e cooperação.

“Agradeço pela recepção da governadora e por promover essa parceria entre nossa província e o Estado de Pernambuco. Nesse diálogo entre universidades e empresas, identificamos várias oportunidades, vários campos de cooperação. Isso se refere a parcerias na área de comércio e investimento, logística, novas indústrias e energia limpa, como também cultura e turismo. Com esse contato, cada vez mais frequente, essas parcerias terão resultados proveitosos”, ressaltou o Secretário-Geral Adjunto do Governo Popular da Província de Sichuan, Wang Jianjun.

Antes da solenidade de assinatura dos memorandos, a governadora recebeu a comitiva da província chinesa para uma conversa e trocas de conhecimento sobre Pernambuco e Sichuan.

“O intuito da governadora Raquel Lyra é transformar esta cooperação de educação, agricultura e ciência e tecnologia em oportunidades para Pernambuco superar seus imensos desafios sociais e econômicos, e potencializar o aproveitamento das oportunidades através de transferência de tecnologia, fortalecimento do comércio bilateral e estreitamento das relações de amizade e cultura com o povo de Sichuan e da China”, afirmou o secretário-chefe da Assessoria Especial à governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda, acompanhado da secretária executiva de Relações Internacionais, Rayane Aguiar.

Sichuan é uma província chinesa irmã do estado de Pernambuco, com mais de 30 anos de relações amigáveis estabelecidas desde 1992. A comitiva chinesa também participou de uma reunião com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para conhecer os principais arranjos produtivos do setor agrícola em Pernambuco, além de realizar uma visita técnica ao Complexo Industrial Portuário de Suape para discutir potenciais parcerias no setor comercial.

Participaram do evento os seguintes membros do Governo de Sichuan: o diretor-geral do Departamento de Comércio, Xu Yixin; o diretor-geral da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais, Feng Wensheng; o diretor-geral do Escritório Provincial de Cooperação Econômica, Hui Zhaoxu; o vice-diretor do Escritório de Assuntos Externos, Zhang Yechu; o diretor adjunto do Departamento de Agricultura e Assuntos Rurais, Chen Mengkun; e o diretor-geral do Departamento de Educação, Yu Xiaoqi.

Também acompanharam a solenidade Lineu de Paula, embaixador chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste (ERENE); o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; a presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ellen Viégas; e os secretários estaduais Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Joana Figueirêdo (interina de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Teresa Maciel (secretária em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Hercílio Mamede (Casa Militar).

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Sedepe promove Feirão de Empregos em Caruaru, com cerca de 600 vagas

O mês em que se comemora o Dia do Trabalho vai começar com uma grande oportunidade para moradores de Caruaru, no Agreste do estado, e região. Aqueles que buscam uma colocação no mercado formal poderão encontrar sua vaga no Feirão de Empregos. Idealizada e executada pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), a nova edição do evento conta com a participação de 24 empresas, de diferentes setores. Os processos seletivos serão realizados no momento da ação, no próximo dia dois de maio. Para participar, o trabalhador deverá apresentar carta de encaminhamento, emitida previamente pela Agência do Trabalho.

“O Feirão de Empregos foi estruturado para encurtar o caminho entre trabalhadores e empregadores, agilizando o processo que leva da seleção à contratação. A pessoa que busca uma oportunidade já participa da entrevista no momento da ação, com chance de sair de lá aprovada para outra etapa junto à empresa ou, mesmo, para ser admitida. Iniciativas como essa são pensadas pelo Governo de Pernambuco para impulsionar, cada vez mais, a empregabilidade da população. Desde que realizamos o evento no Recife, no ano passado, nos comprometemos a levá-lo para outras regiões do estado. Agora, Caruaru está sendo o primeiro município do interior a recebê-lo”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.

EVENTO – O Feirão de Empregos será realizado na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, localizada na Avenida Dom Bôsco, 6.961A, Maurício de Nassau, Caruaru. Durante a ação, serão oferecidas mais de 600 vagas, em diversas áreas de atuação, cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). As oportunidades vão contemplar diferentes perfis de candidatos, desde os que concluíram o Ensino Fundamental até os que estão cursando o Nível Superior. Durante a ação, profissionais de Recursos Humanos das 24 empresas parceiras estarão presentes, realizando entrevistas. O público deverá chegar ao local entre as 8h e as 12h para o atendimento, que será feito por ordem de chegada. As entrevistas se darão das 9h às 15h.

CARTA DE ENCAMINHAMENTO – Os interessados em participar precisam comparecer, até a próxima terça-feira (30), ao posto de atendimento da Agência do Trabalho no Expresso Cidadão, que funciona dentro do Caruaru Shopping, situado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no bairro de Indianópolis. Lá, deverão consultar as vagas disponíveis para o Feirão de Empregos e compatíveis com o seu perfil profissional, solicitando a carta de encaminhamento para o evento. Cada trabalhador poderá se candidatar para até três oportunidades diferentes (seleções) na ocasião. No dia da ação, não serão entrevistados candidatos que não possuam carta para a vaga desejada. O documento será emitido até o dia 30 de abril ou até que se esgote o limite de três encaminhamentos por vaga oferecida.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Orientação sobre Currículos (para acessar esse serviço, deve-se levar o currículo impresso);

Orientação para emissão de Carteira de Trabalho Digital (o candidato deverá dispor de smartphone e rede de dados ativa);

Cabide Solidário (oferta de roupas e calçados doados, adequados para a participação em entrevistas de emprego).

Governadora Raquel Lyra destaca potencial de desenvolvimento sustentável de Pernambuco durante fórum sobre transição energética

“O mundo enxerga o Brasil como um grande celeiro de oportunidades, dialogando com a economia verde. Desta forma, Pernambuco se posiciona de maneira muito importante, enquanto temos um grande potencial de desenvolvimento de energia sustentável que já está em implantação no Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra, que comandou, nesta terça-feira (23), no cinema do Porto Digital, Bairro do Recife, a abertura do Fórum Powershoring: Transição Energética e Neoindustrialização de Pernambuco. O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe – CAF; a International Finance Corporation – IFC; e o Instituto Clima e Sociedade – iCS, teve como objetivo traçar caminhos para a materialização e aceleração de investimentos em atividades produtivas e empresariais de baixo carbono no Estado.

Para a governadora, Pernambuco é um referencial para investimentos, não só no Brasil, mas no mundo. “A partir de plantas de energia solar, eólica, energia hidráulica, transição energética, e da utilização mais extensiva do gás com a expansão da Copergás em áreas de desenvolvimento estratégico para o nosso Estado. Além disso, o nosso diferencial logístico no Porto de Suape, com planta para o desenvolvimento industrial e a garantia de conexão com o mundo inteiro”, reforçou a chefe do Executivo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, o encontro visa estimular o diálogo para a construção de planos de ação para a efetivação de investimentos verdes no Estado. “Algumas dessas cadeias produtivas que se posicionam muito no futuro, como o hidrogênio verde, já têm elos que são viáveis economicamente no presente. Estamos olhando a produção de amônia, de e-metanol, de aço verde. É nesse trabalho que estamos focando para atrair novas empresas para o Estado”, ressaltou.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, destacou que a transição energética está na agenda do mundo. “Estamos apostando muito firmemente nessa transição que, de forma muito estruturada, já começa a mostrar resultados, trazendo para perto parceiros que vão ser essenciais para Pernambuco chegar onde estamos projetando”, comentou.

Presente no evento, o executivo responsável por operações da International Finance Corporation (IFC), Diogo Bardal, enfatizou que a IFC está focada em desenvolver investimentos em Pernambuco e na região Nordeste. “Vemos novas oportunidades de investimentos sustentáveis em áreas consideradas difíceis de reduzir as emissões como cimento, vidro e aço. Nos últimos dois anos, metade dos investimentos próprios da IFC no Brasil foram alocados para projetos relacionados ao clima e continuaremos com um foco estratégico de impulsionar e mobilizar financiamentos climáticos”, afirmou.

Também participaram do evento a diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade, Maria Netto Schneider; e o vice-presidente para o setor privado no Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF, Jorge Abarche.

Foto: Miva Filho/ Secom

Sesc Caruaru promove bate-papo sobre a cultura dos povos indígenas

Foto: Vanessa Samara/Sesc Caruaru

No mês em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas, o Sesc Caruaru promove um bate-papo em que a cultura das comunidades originárias será o tema principal. O projeto “Roda de Diálogos” traz o músico Flor das Chagas para falar sobre as “Grafias das Memórias: Retomadas dos Povos Indígenas do Brasil”. É nesta terça-feira (23/04), às 15h, na Biblioteca Álvaro Lins. A entrada é gratuita.

A proposta deste encontro levar informações ao público sobre a retomada identitária dos indígenas às suas terras e o processo de reconexão dos povos com as suas ancestralidades. “Flor das Chagas é um dos principais pesquisadores do tema e tê-lo neste projeto enriquece ainda mais as discussões sobre como devemos preservar as memórias daqueles que são os nossos primeiros ancestrais”, afirma Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru.

O pernambucano Flor das Chagas (nome artístico de Gabriel Bezerra) é produtor cultural popular e estuda, de forma incansável, a musicalidade das comunidades originárias do Estado. Suas pesquisas são feitas a partir do projeto A Colheita de Saberes, em que vivencia as experiências de manifestações culturais, como a Mazuca e, principalmente, o Reisado.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Roda de Diálogos “Grafias das Memórias: Retomadas dos Povos Indígenas do Brasil”, com Flor das Chagas
Data: terça-feira, 23 de abril
Horário: 15h
Local: Biblioteca Álvaro Lins do Sesc Caruaru – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 ou (81) 99168-2355 (Whatsapp)

Parceria entre a Administração de Fernando de Noronha e a Marinha do Brasil resulta em mais de 4 mil procedimentos na área de saúde

Fernando de Noronha recebeu, entre os dias 17 e 19 de abril, pela quarta vez, a tradicional Ação Cívico-Social (Aciso), resultado de uma parceria entre a Administração da ilha e a Marinha do Brasil. A iniciativa realizou 4.421 procedimentos de saúde, em dez especialidades médicas, entre elas ortopedia e pequenas cirurgias, como retirada de lipomas e sinais, sendo essas apontadas como as mais procuradas.

Os procedimentos foram distribuídos da seguinte forma: 781 consultas, 444 procedimentos e exames, 1.879 medicamentos dispensados, 1.094 materiais médico-hospitalares dispensados e 323 atendimento de enfermagem.

Essas consultas e os procedimentos executados diminuíram a demanda reprimida da Rede de Atenção à Saúde e oportunizaram aos noronhenses receberem orientação médica qualificada na própria ilha, sem a necessidade de serem encaminhados ao continente, diminuindo tempo e custos nos tratamentos necessários, como falou a administradora Thallyta Figuerôa.

“A Aciso já é uma ação consolidada no calendário de Fernando Noronha. A iniciativa é bastante significativa e importantíssima, pois, trazendo esses profissionais para a ilha, para um atendimento local, e serviços com mais dignidade, o morador não vai precisar se deslocar para o continente. Estamos trabalhando junto à Marinha e esperamos que nos próximos anos a parceria se fortaleça cada vez mais. A expectativa é que essa ação aconteça duas vezes ao ano”, disse.

O capitão de Mar e Guerra, Carlos Tojal, destacou a grande operação para que a Aciso acontecesse. “A gente entende que auxiliar a população local, trazendo um pouco da estrutura do continente, por meio da Marinha, é fundamental para ajudar com os atendimentos na ilha, demandando grande mobilização. A gente caracteriza esta ação como benigna, com o emprego da força em ações humanitárias e de atendimentos sociais, contando com todo o apoio logístico da Administração”, afirmou.

Os atendimentos aconteceram na Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos e no Hospital São Lucas, por uma equipe de, aproximadamente, 50 militares-médicos e técnicos da Marinha do Brasil, que desempenham suas funções no Hospital Naval de Recife, Hospital Naval de Natal e Capitania dos Portos de Pernambuco.

Os pacientes que fizeram parte da ação já são atendidos pela Atenção Básica da Unidade de Saúde da Família de Noronha. Eles participaram de uma triagem e foram encaminhados para os devidos especialistas.

Exames, consultas odontológicas e testes laboratoriais, como hemograma e citologia oncótica (para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero), além de videolaringoscopia e radiografia simples, fizeram parte do hall de procedimentos oferecidos gratuitamente à população noronhense, assim como testagens rápidas para HIV, hepatites, sífilis e dengue, glicose e aferição de pressão.

4ª Aciso em números

Consultas – 681
Procedimentos e exames – 444
Medicamentos dispensados – 1.879
Materiais médico-hospitalares dispensados – 1.094
Atendimento de enfermagem – 323

Urologia – 71
Otorrinolaringologista – 28
Limpeza mecânica – 19
Vídeo otoscopia – 2

Ginecologista – 67
Remoção de DIU – 1
Citologia oncótica – 45

Ortopedista -159
Cirurgia Vascular – 121
Cirurgião geral – 50
Exérese de lesão – 64

Cirurgião-dentista – 64
Procedimentos – 242

Medicamentos dispensados – 1.879
Materiais médico-hospitalares dispensados – 1.094
Atenção farmacêutica – 61
Atenção de enfermagem – 323
RX – 74

Secretaria de Educação de Caruaru divulga mais uma lista de crianças contempladas para creches

Foi publicada no Diário Oficial de Caruaru a lista das crianças contempladas pela Central de Atendimento de Vagas de Creche (CAVC) para frequentarem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Esta é a 5ª lista de 2024 e, desta vez, foram contempladas 127 crianças.

Ela é publicada no Diário Oficial do município respeitando as exigências acordadas com o Ministério Público de Pernambuco.

As crianças contempladas estão identificadas no Diário Oficial por nome e CPF. Os responsáveis deverão comparecer ao Centro Municipal de Educação Infantil, onde a criança foi contemplada, desta segunda-feira (22) até o dia 3 de maio, das 7h30 às 15h30.

Veja abaixo, os documentos necessários:

Estudante (cópia);

Certidão de nascimento ou RG;

CPF;

Cartão do SUS;

Cartão de vacinação da criança atualizado;

Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH

Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);

2 Fotos 3×4;

Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):

RG;

CPF;

Comprovante de residência com CEP.

Para conferir o Diário Oficial basta acessar o link: http://diario-oficial.caruaru.pe.gov.br/

Secretaria de Saúde de Caruaru realiza vacinação contra Influenza para população em situação de rua

A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Coordenação de Políticas Estratégicas, esteve no Centro Pop do município, nesta segunda (22), para promover uma manhã de vacinação contra a Influenza. O público-alvo foi as pessoas em situação de rua atendidas pelo serviço, que é um dos grupos prioritários atendidos pela campanha do Ministério da Saúde, que segue até o dia 31 de maio.

A ação contou com os vacinadores da UBS Indianópolis II, que realizaram a vacinação, em parceria com o PNI (Programa Nacional de Imunização).

“Vivemos um momento importante no país em realizar a proteção das pessoas contra a gripe e em se tratando das pessoas em situação de rua, o risco é ainda maior, uma vez que, a população em situação de rua tem, muitas vezes, ficado em espaços insalubres para sua saúde. Portanto, a Secretaria de Saúde tem buscado se aproximar cada vez dessa população no intuito de promover o cuidado e acolhimento”, relatou o coordenador de Políticas Estratégicas da SMS, Helison Ferreira.

A vacina contra Influenza é produzida a partir do vírus inativado e protege contra três tipos de cepas da doença: H1N1,H3N2 e a linhagem “B” Victoria.

x