Coniape  apresenta Rede Materno Infantil ao Ministério Público
Coniape apresenta Rede Materno Infantil ao Ministério Público

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras – CONIAPE apresenta nesta terça-feira (12), às 10h, no Ministério Público de Caruaru a Rede Materno Infantil Consorciada da IX Microrregional da IV Regional de Saúde.

Os assuntos abordados serão: A atual situação das gestantes que não conseguem assistência em seu múnicípio, necessitando se deslocar para outra cidade; A grávida ter o direito de ser acompanhada mensalmente na unidade de Saúde do seu município e ter toda assistência e orientações necessárias do local onde será realizado o parto; Ter a garantia de todo atendimento e acompanhamento durante e após o parto; Registrar o bebê com a naturalidade da cidade aonde a gestante reside; entre outros assuntos. 

A Sede da Rede Materno Infantil da IX Microrregional da IV Regional de Saúde está localizada em Santa Cruz do Capibaribe, com 12 leitos obstétricos. A Rede é composta por oito municípios, são eles: Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Vertentes, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá e Taquaritinga do Norte. Esses Municípios totalizam uma média anual de partos com risco habitual de cerca de 3.424/ano e 213/mês. 

Estarão presentes na reunião, o Promotor de Saúde – Dr. Paulo Augusto, o Conselheiro do Tribunal de Contas - Dr Dirceu Rodolfo, representantes do CONIAPE ( Dra. Edjane Monteiro – Secretária Executiva do Consórcio e representantes do Núcleo Intermunicipal de Saúde-NIS), o Secretário Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe - Helder Breno Feitoza, além  da Comissão de Saúde da OAB e dos membros da diretoria da OAB Caruaru.