quarta-feira, 17 de abril de 2024

HRA realiza formação voltada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência

Durante a manhã desta terça-feira (16), colaboradores de várias áreas do Hospital Regional do Agreste (HRA) participaram de uma formação voltada ao acolhimento de mulheres em situação de violência atendidas na unidade.

Maior referência de trauma no interior do estado, o HRA recebe, com frequência, vítimas de tentativa de feminicídio e saber recebê-las também é importante no processo assistencial. “É fundamental que tenhamos sensibilidade para acolher uma vítima já tão fragilizada. Contamos com as equipes de todas as etapas do atendimento para humanizar essa assistência ainda mais”, explicou Joseane Maria Silva, coordenadora do Serviço Social do HRA.

Responsável pela formação, Morgana Barros, coordenadora de Políticas Públicas das Mulheres do Agreste Central, trouxe dados importantes, como tipos de violência e leis de proteção à mulher. “O Hospital Regional tem um papel extremamente importante no acolhimento dessas mulheres que são vítimas de tentativas de feminicídio. Hoje, a gente tratou um pouco sobre a necessidade de acolhimento, de compreender como é que se configura a violência contra a mulher e a necessidade do não julgamento, a continuidade de para onde é que essa mulher deve ser encaminhada e, sobretudo, a quais mecanismos recorrer para garantir a proteção dessa mulher em situação de violência”, ressaltou Morgana.

Do início de 2024 até o momento, foram atendidas 49 mulheres vítimas de agressão na unidade. Entre outubro e dezembro de 2023, o número foi de 25 mulheres. Na maioria dos casos, a agressão envolve o companheiro (ou ex) da vítima. A formação foi promovida pelos Núcleos de Serviço Social e de Educação Permanente do HRA em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher.

Denúncia – As vítimas de agressão podem procurar ajuda ligando para o número 180, que é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Todas as ligações para o 180 são gratuitas, anônimas e podem ser feitas por telefone fixo ou celular. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. Outro meio de denúncia é o 190, número da Polícia Militar. Se não for possível acionar a polícia no momento em que a violência ocorrer, o recomendado é procurar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, ou delegacia comum, para registrar o boletim de ocorrência. Em Caruaru, a Delegacia da Mulher fica na Avenida Portugal, 155, bairro Universitário, e funciona todos os dias, 24 horas por dia.

Projeto ‘Meu Amigão’ tem nova edição nesta quarta (17) e quinta (18) no Marco Zero

Foto: Jorge Farias

A Prefeitura de Caruaru, por meio da AME animal realiza, nesta quarta (17) e quinta-feira (18) mais uma edição do projeto ‘Meu Amigão’. A feira de adoção de animais chega a sua segunda semana de realização, com objetivo de encontrar um novo lar para cães e gatos, filhotes e adultos. Na semana passada, 31 animais encontraram um novo lar, de forma responsável pelos seus tutores.

Os animais adultos já são castrados e vermifugados. Já os filhotes são vermifugados e terão castração realizada pela AME animal, quando estiverem no início da idade reprodutiva. Para o cidadão que deseja adotar um animal, ele deverá preencher no local, um termo de adoção e posse responsável, garantindo ao pet, uma adoção responsável. Estão aptos para adoção, pessoas maiores de 18 anos, portando RG, CPF e comprovante de residência.

“Esse projeto é muito importante para nossa cidade. Os animais que passam pela AME saem totalmente saudáveis e no caso de filhotes, com a castração garantida, auxiliando no controle populacional. Nós precisamos que os novos tutores saibam da importância e do dever de cuidar bem dos animais. A gestão do Prefeito Rodrigo Pinheiro abraça essa causa tão importante para nossa sociedade,” comentou o Secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Manoel Ávila.

Serviço:

O quê?: Projeto ‘Meu Amigão’
Onde?: Marco Zero de Caruaru
Quando: quarta (17) e quinta-feira (18), a partir das 9h.

Prefeitura de Caruaru busca parcerias com Organizações da Sociedade Civil para projetos esportivos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), está promovendo um chamamento público para firmar parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham sede e realizem atividades esportivas no município.

A sessão pública para o processo de seleção será realizada no dia 06 de maio de 2024, às 10h, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada na Praça Pedro de Souza, número 30, em Nossa Senhora das Dores, Caruaru/PE.

O chamamento tem como objetivo selecionar Organizações da Sociedade Civil qualificadas, de acordo com a legislação federal pertinente, para firmar Termo de Colaboração visando projetos que promovam ações e atividades para o esporte coletivo, individual e paradesporto, a serem executados em Caruaru.

A iniciativa visa promover atividades relacionadas ao esporte de inclusão, alinhadas às políticas públicas municipais de desenvolvimento social e direitos humanos. A promoção do esporte inclusivo é uma ferramenta importante para diminuir os índices de exclusão e promover a cidadania.

Poderão participar as Organizações da Sociedade Civil devidamente qualificadas, de acordo com a legislação federal aplicável. No entanto, há critérios específicos que impedem a participação de algumas entidades, como falta de regularidade, omissão na prestação de contas, entre outros. Os interessados em participar devem consultar o edital completo disponível no Diário Oficial do município.

Governadora Raquel Lyra destaca capacidade de exportação de Pernambuco durante feira internacional de frutas e hortaliças em São Paulo

“Viemos apresentar os produtos e a nossa capacidade de infraestrutura para permitir que também se enxergue o nosso Estado como potencial distribuidor de toda produção que é feita no Nordeste brasileiro”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, que participou, nesta terça-feira (16), em São Paulo, da abertura da 16ª edição da Fruit Attraction, um dos maiores eventos internacionais do setor de frutas e hortaliças do mundo. Pernambuco é um dos expositores da feira, que segue até a próxima quinta-feira (18), ocupando um estande com cerca de 170 metros quadrados. Pela primeira vez sendo realizada no Brasil, a feira tem o objetivo de fortalecer a presença do país no mercado nacional e internacional de produção de alimentos.

Ainda durante sua participação, a chefe do Executivo destacou a importância da realização do evento. “Uma feira como essa gera novas oportunidades de negócios, garantindo a possibilidade de abrir novas frutíferas agrícolas que já são possíveis a partir da transposição do rio São Francisco, além da diminuição do custo e da competitividade após a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina que ligará o Sertão até o Porto de Suape, diminuindo todo custo de exportação”, concluiu a governadora.

No estande do Governo de Pernambuco, estão representantes do Porto de Suape, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) e da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).

“A governadora acerta mais uma vez em colocar todo o seu corpo técnico para o crescimento da fruticultura, gerando emprego e renda, não somente para os exportadores, mas para o pequeno produtor das áreas irrigadas do São Francisco”, pontuou secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.

De acordo com o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira Filho, o principal objetivo do Governo de Pernambuco é abrir novos caminhos para os produtores do Estado. “Já somos reconhecidos pela exportação de uvas e mangas produzidas às margens do rio São Francisco e temos um potencial incrível quando falamos em variedades como banana, coco, maracujá, melancia, abacaxi e goiaba, que se destinam ao mercado regional”, detalhou.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, a Fruit Attraction São Paulo é uma oportunidade única para mostrar ao mundo a pujança do setor frutícola brasileiro. “O Brasil é diferenciado pela sua vasta variedade de frutas, e pela qualidade e excelência na produção”, ressaltou.

FEIRA – Sucesso na Europa há 15 anos, a feira desembarca no Brasil pela primeira vez. A Fruit Attraction é uma das marcas emblemáticas da IFEMA MADRID. No ano passado, em sua 15ª edição, reuniu mais de 103 mil profissionais de 145 países e 2 mil expositores de todo o mundo, tornando-se uma das grandes referências no calendário de feiras global.

Acompanharam a governadora o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto); os secretários executivos Bruno França (Agricultura), Jackeline Rossiter (Planejamento e Acompanhamento da SDA) e Daniella Brito (Imprensa); além dos presidentes do IPA, Ellen Viégas; do Ceasa, Bruno Rodrigues; e do Porto de Suape, Marcio Guiot.

Fotos: Divulgação.

Em parceria com a Administração de Noronha, Marinha do Brasil promove ação com atendimentos de saúde para a população da ilha

Foto: Edmilson Tanaka

A tradicional Ação Cívico-Social (Aciso), promovida pela Marinha do Brasil em Fernando de Noronha, com apoio da Administração da ilha, vai acontecer de quarta (17) a sexta-feira (19), oferecendo atendimentos de saúde à população. Na tarde desta terça (16), uma reunião foi realizada na Erem Arquipélago para os últimos alinhamentos. Os noronhenses vão receber, gratuitamente, consultas médicas, odontológicas e testes laboratoriais.

O acesso é gratuito e vai contar com atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, ginecologia, urologia, traumato-ortopedia, cirurgias vascular e geral, bem como consultas com cirurgiões buco-maxilo e exames de videolaringoscopia, radiografa simples, citologia oncótica (para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero), hemograma, bioquímica, coagulograma, imunologia, urinálises e parasitologia. Também haverá testagens rápidas para HIV, hepatites, sífilis, dengue, glicose e aferição de pressão.

Para o evento, que está em sua quarta edição, cerca de 50 militares-médicos e técnicos vão participar, envolvendo profissionais especialistas do Hospital Naval de Recife, Hospital Naval de Natal e Capitania dos Portos de Pernambuco. Os atendimentos serão distribuídos entre a Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos e o Hospital São Lucas.

Profissionais da Atenção Básica da Unidade de Saúde da Família de Noronha já vêm fazendo a triagem dos pacientes para os especialistas atenderem com os encaminhamentos corretos. Os exames de sífilis, dengue, glicose e aferição de pressão vão ser realizados por demanda espontânea.

Segundo a Superintendência de Saúde, a oportunidade em oferecer especialidades que não estão no quadro médico do arquipélago é uma excelente chance para que os noronhenses possam receber atendimentos qualificados na própria ilha, sem a necessidade de serem encaminhados ao continente.

“Contaremos com especialistas para que algumas demandas sejam solucionadas, sem que haja a necessidade do morador ir para o continente para ter o atendimento adequado”, afirmou a superintendente de Saúde da ilha, Isabel Sobral, acrescentando que todas as especialidades trazidas pela Marinha são articuladas com a Administração.

O capitão de Mar e Guerra, Carlos Frederico Tojal do Vale, capitão dos Portos de Pernambuco, diz que a Aciso faz parte do emprego da Força Naval em atividades de caráter benigno, neste caso com a atuação voltada para as áreas de assistência social e humanitária. O objetivo é proporcionar para a região acesso gratuito a atendimentos médicos e odontológicos nos moldes do que ocorre na região Amazônica, com os chamados Navios da Esperança.

“Para a Aciso, foram mobilizados meios e pessoal de organizações militares. Da Marinha que atua na região Nordeste, foram disponibilizados dois navios-patrulha, que promoverão o suporte logístico necessário à operação e, adicionalmente, fiscalizarão as águas brasileiras na área próxima ao arquipélago”, disse.

Além de disponibilizar as unidades de saúde para os atendimentos, a Administração, que tem à frente Thallyta Figuerôa, está dando todo apoio logístico para a Aciso.

Ação Cívico-Social (Aciso):

Atendimentos médico e odontológico:

Locais: Unidade Básica de Saúde e Hospital São Lucas
Data: 17 a 19 de abril
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h.

Especialidades com atendimento no Hospital São Lucas:

Cirurgião geral, vascular, urologista, ortopedista e dentista bucomaxilo

Especialidades com atendimento na Unidade de Saúde da Família:

Otorrinolaringologista, ginecologista e dentista bucomaxilo.

Remir Freire assume vice-presidência da TV Pernambuco

O jornalista Remir Freire, aceitou o convite para assumir a vice-presidência da TV Pernambuco/EPC, após um breve período atuando na gerência de comunicação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), onde coordenava a equipe de comunicação da Sede e do Centro de Artesanato de Pernambuco.

O Diretor-Presidente da TV Pernambuco/EPC, Fúlvio Wagner, deu as boas-vindas e apresentou Remir à equipe de gestão da emissora, nesta terça-feira (16).

“Após uma reunião com ele, conversei com Secretário de Comunicação, Rodolfo Costa, e com André Teixeira Filho (Diretor-presidente da ADEPE), e claro com a governadora Raquel Lyra que possibilitou a vinda dele para a emissora. Hoje ele se integra ao time, para poder não somar, mas multiplicar. Remir chega para somar, para estar ao nosso lado, para fazer com que a TV Pernambuco tenha o espaço que ela merece ter. Essa é a luta do Governo de Pernambuco e também nossa luta, pontuou Fúlvio.

O novo vice-presidente da TV Pernambuco, agradeceu a acolhida e relatou os processos que estava implementando na comunicação da ADEPE, e apontou que pretende atuar junto ao time para cumprir os desafios da gestão e a missão da comunicação pública.

“Minha experiência é em televisão. Espero estar mesmo junto com o time, e como gosto muito de futebol, uso a analogia de dizer que quando todos fazem, a gente consegue ter um resultado melhor, que é a vitória. Essa vitória acaba sendo diária, no jornalismo, nos programas, nos conteúdos. Todos os dias a gente precisa se reinventar para fazer as entregas. Espero multiplicar juntos.

SOBRE REMIR FREIRE

Remir Freire é jornalista, graduado pela Unifavip/Wyden, com MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Atua há mais de uma década desenvolvendo projetos no jornalismo, com passagens em redações de TVs e rádios.

Até o início do ano, Remir atuava como apresentador e editor de texto do telejornal AB2,TV Asa Branca, afiliada da TV Globo em Caruaru. No rádio, esteve nos microfones da CBN Caruaru como âncora do programa de mesmo nome.

Natural do Ceará, Remir foi produtor de reportagem e repórter nos veículos da Assembleia Legislativa do Ceará, e teve passagens no portal Assembleia, Revista Assembleia, na maior parte do tempo como repórter de política na TV pública da Casa Legislativa, a TV Assembleia.

Governo Raquel Lyra alcança 4,5 milhões de refeições distribuídas com ampliação da rede de cozinhas comunitárias

Nos primeiros quinze meses da gestão Raquel Lyra, o número de cozinhas comunitárias espalhadas pelo Estado mais que dobrou e alcançou a marca de 4,5 milhões refeições servidas a famílias em vulnerabilidade social de todo o território pernambucano – foram 3,1 milhões de refeições distribuídas pelos equipamentos em 2023 e 1,4 milhão nos primeiros cem dias de 2024. Ao assumir a gestão, a governadora encontrou 55 cozinhas comunitárias em funcionamento e agora há 113 unidades abertas.

“Desde o início da gestão, temos trabalhado com muita proximidade aos municípios para que as políticas públicas cheguem na ponta e o combate à forme é algo emergencial, absolutamente prioritário. As cozinhas comunitárias são um bom exemplo dessa parceria. O Governo do Estado tem cofinanciado a abertura de cozinhas em todas as regiões, auxiliando as prefeituras no trabalho essencial de garantir segurança alimentar e nutricional a quem mais precisa. Duplicamos a rede e este ano vamos chegar a mais de 200 cozinhas abertas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O cofinanciamento para instalação e manutenção das cozinhas comunitárias é uma das ações do Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome – os outros módulos são o Mães de Pernambuco e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF). O Pernambuco Sem Fome tem um orçamento de R$ 469,5 milhões este ano, o maior volume de investimento da história para o combate à fome no Estado.

As ações de combate à fome estão alcançando êxito graças à constante e firme interlocução entre o Governo do Estado e as prefeituras, do Litoral ao Sertão. “Essa importante parceria entre Estados e municípios tem tirado milhares de pessoas da situação de insegurança alimentar. Nossa equipe trabalha em colaboração estreita com os municípios, oferecendo apoio técnico e monitorando os resultados para que as metas sejam atingidas com excelência”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.

Este ano, o Governo do Estado pactuou com os municípios o cofinanciamento de R$ 39,2 milhões em recursos para as cozinhas comunitárias, sendo R$ 3,1 milhões destinados à instalação de novas unidades e R$ 36,1 milhões para o custeio da rede já existente. O valor representa um aumento de 108% em relação aos R$ 17,9 milhões pagos em 2023, e um acréscimo de 259% em comparação aos R$ 10,9 milhões repassados em 2022.

Cada cozinha instalada tem capacidade para oferecer 200 refeições diárias, de segunda a sexta-feira. Esse é um reforço valioso para combater a fome em Pernambuco. De acordo com o 2º Inquérito sobre Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil, elaborado pela Rede Penssan, 54% da população do país vivencia algum nível de insegurança alimentar e nutricional. Em Pernambuco, mais de cinco milhões de pessoas se enquadram nesse recorte.

Foto: Miva Filho/ Secom

Acic promove nova edição do Mulheres que Inspiram, um Papo de Empreendedora

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, os núcleos especiais Acic Mulher e Acic Jovem e a Câmara Setorial dos Corretores de Imóveis (Casecoi) da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) irão promover, no dia 16 de abril, a nova edição do Mulheres que Inspiram, Um Papo de Empreendedora. O evento, que acontecerá às 19h, no The Garden Gastrobar, tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino, através da partilha de experiências entre mulheres. As palestrantes deste ano serão: Susiany Liberato, Kerlany Andrada, Francismeire Melo e Christianny Magalhães.

A presidente da Acic Mulher, Carolina Miranda, ressalta a importância da iniciativa para a região. “O evento está consolidado e já faz parte do calendário da Acic. A cada ano, temos a expectativa de que ele seja ainda mais proveitoso para as participantes, porque sempre convidamos mulheres com histórias fortes, que possam ser exemplo para as outras e encorajá-las. Este ano, estamos trazendo quatro mulheres, inclusive duas delas vão falar sobre o empreendedorismo social, que ainda não abordamos no evento, então vai ser uma novidade”.

Newton Montenegro, presidente da Acic, acredita que a junção dos núcleos e da Casecoi tem feito a diferença para o projeto. “Desde 2023, o evento recebeu o reforço da Acic Jovem e da Câmara dos Corretores de Imóveis, através do presidente Diogo Alves e da coordenadora Michelly Oliveira. Essa união de esforços fez com a ação se tornasse ainda maior e mais abrangente e foi um sucesso de público. Tenho certeza que a nona edição será ainda mais potente na vida das mulheres”.

Michelly Oliveira também celebra a parceria entre os núcleos e a Casecoi . “Em uma câmara prioritariamente masculina, na qual sou a primeira coordenadora em mais de 18 anos, ter essa representatividade traz todas as mulheres do imobiliário para esse momento, que, com certeza, vai ser um sucesso. Nós mulheres vamos mostrar nossa força, ampliar nosso networking, adquirir e compartilhar mais conhecimento”, comemorou.

Para Diogo Alves, é uma oportunidade valiosa para mulheres se conectarem e ouvirem histórias de sucesso do empreendedorismo feminino. “Cada uma com a sua dificuldade, cada uma com a sua história e a Acic trazendo esses relatos para outras mulheres. É um evento de contribuição, que proporciona insights e ajuda na tomada de decisão que todos nós precisamos ter para mudar nossas trajetórias”, finalizou.

O Mulheres que Inspiram, Um Papo de Empreendedora é patrocinado por Cristal Móveis e Joalheria, Home Office Premium e A&C Empreendimentos. As inscrições custam R$ 25 para a associada Acic e R$ 35 para os demais. Os interessados devem realizar suas inscrições através do endereço evento.blinket.com.br/ mulheresinspirampapoempreendedora24.

Sobre as palestrantes

Susiany Liberato Ramalho é advogada formada em Direito pela Asces, corretora de Imóveis há 22 anos, empresária, sócia-diretora da Imobiliária Liberato, sócia da empresa Liberato e Ramalho Empreendimentos, pós-graduada em gestão de pessoas e negócios pela Fafica, integrante da Câmara dos Corretores de Imóveis e da Acic Mulher, casada com Bruno Ramalho, mãe de Guilherme e de Rafael.

Kerlany Andrada é CEO do Grupo Cristal de Serra Talhada, composto pelas lojas Cristal Móveis, Exclusiva e Cristal Joias. Nascida em 19 de novembro de 1973, ela iniciou no mundo do empreendedorismo ainda na juventude, vendendo joias que eram, e ainda são, uma de suas paixões. Aos 21 anos, abriu sua primeira joalheria e, aos 23, ingressou no mercado moveleiro, com uma nova abordagem de vendas que envolvia sua consultoria exclusiva para os clientes.

Francismeire Silva Melo tem 45 anos, é mãe de três filhos e é empreendedora. Nascida em São Paulo, veio para Caruaru aos seis anos de idade. Foi moradora de rua e teve que trabalhar muito para hoje ser dona da marca Três Sentidos por Fran, que criou, inicialmente, para ter uma renda extra, mas se tornou sua maior fonte de renda e inspiração. Hoje, o sonho dela é proporcionar para outras mulheres experiências e oportunidades e, por isso, fundou a Associação de Mulheres Empreendedoras de Caruaru – AMEC, onde é presidente.

Christianny Magalhães é formada em Licenciatura Plena em História pela Fafica e em Empreendedorismo Social pelo Porto Social. Ela já trabalhou nos colégios Exato, Sagrado Coração, Atual, Dimensão e no curso Projovem Urbano, além de cursinhos e escolas municipais e estaduais. Atualmente, faz parte da Coordenação de Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e também está na Coordenação Administrativa e na Gerência do Transforma Caruaru.

CDL Caruaru discute sobre como lidar com resíduos de forma eficaz e sustentável

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Caruaru) promove o “Encontro Lixo Zero – A sua chance de Fazer a Diferença: Junte-se a nós e aprenda como lidar com resíduos de forma eficaz e sustentável”. O evento acontece no Auditório Fernando Souto, da CDL Caruaru, das 9h às 12h desta terça-feira (16/04). Na ocasião, o biólogo Alexandre Nunes, professor e apresentador do quadro Biodicas (do ABTV 1, da TV Asa Branca), vai falar sobre o tema com os presentes. O evento é gratuito e aberto ao público lojista, colaboradores que atuam na função de reposição de mercadorias, além de outros interessados na discussão. As inscrições podem ser feitas pelo 81 9 9491-3256.

O biólogo Alexandre Nunes destaca que um os maiores problemas da sociedade atual são os resíduos sólidos. “O combate ao lixo é um trabalho que requer esforços conjuntos de toda a sociedade, do poder público e do setor privado. Todos precisam se engajar nesse desafio. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305, sancionada em 2 de agosto de 2010, dispomos do arcabouço legal necessário. Além disso, possuímos conhecimento e tecnologia para resolver essa questão e transformá-la em oportunidade de geração de receita”.

O professor argumenta que, na realidade, o que está ocorrendo é que os municípios estão enfrentando um aumento nos gastos. “A quantidade excessiva de resíduos que estamos gerando está causando danos ao meio ambiente, à saúde pública e, por consequência, afetando a economia. Portanto, é uma questão que requer a participação de todos e que possui soluções viáveis”. O bate-papo também vai reunir a coordenadora de Sustentabilidade da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade de Caruaru (SESP), Sanderlayne Anália, a coordenadora do Departamento de Limpeza Urbana da SESP, Jane Fábia Galvão, além da Fiscal Técnica da SESP, Thaís Alessandra.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Prefeitura de Caruaru abre consulta pública para reunir as demandas referentes à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, abriu, nesta segunda-feira (15), uma consulta pública para reunir as demandas e também entender quais são as necessidades da sociedade civil para a Execução da Lei 14.339/2022, referente à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Caruaru deverá receber em torno de R$ 2.5 milhões, que serão executados a partir do lançamento de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e de serviços relacionados ao setor cultural e outros instrumentos.

Desta forma, esta chamada pública faz parte do processo de construção com a sociedade civil. A consulta ficará aberta até o dia 3 de maio de 2024, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtIhmfP6pHO_RZhfPTNGU-g1r_v7zCqU5eUdorm-wRb9B9lA/viewform. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail projetos.fcc@caruaru.pe.gov.br.

O que é a PNAB?

De acordo com o governo federal, a PNAB é uma oportunidade de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada. Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo.

x