quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Caruaru registra 5.527 confirmações para a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa, nesta quarta (12), que até o momento foram realizados 14.383 testes, dos quais 5.384 foram através do teste molecular e 8.999 do teste rápido, com 5.527 confirmações para a Covid-19, incluindo dois óbitos, no período de 30 de junho a 1 de agosto, sendo eles: Mulher, 72 anos, com comorbidades e um homem, 81 anos, sem comorbidades.

Em investigação estão 570 casos e já foram 8.286 descartados.

Também já foram registrados 22.110 casos de síndrome gripal, dos quais 1.753 foram orientados a ficar em isolamento domiciliar.

A secretaria informa ainda que 5.108 pacientes já foram recuperados do novo coronavírus.

Caixa credita auxílio emergencial para nascidos em julho nesta quarta-feira (12)

A Caixa credita, nesta quarta-feira (12), auxílio emergencial para quase 4 milhões de beneficiários nascidos em julho. São 3,9 milhões de pessoas nascidas em julho que já tinham a programação de receber nesta data. Os demais, 98 mil, são os beneficiários nascidos em julho que tiveram o pedido liberado no início deste mês. Eles tiveram o cadastro reavaliado pela Dataprev após o pedido ter sido negado inicialmente ou o pagamento ter sido suspenso.

Os novos beneficiários recebem os créditos conforme o calendário do Ciclo 1 de acordo com o mês de nascimento.

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

A Caixa tem disponibilizado o auxílio em uma poupança digital, acessível pelo aplicativo Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível fazer compras online em estabelecimentos autorizados e pagar boletos.

O saque em dinheiro do benefício, em uma agência do banco, é autorizado posteriormente, conforme calendário definido pelo governo, considerando o mês de nascimento do beneficiário. As transferências para outros bancos ou para contas na própria Caixa seguem o mesmo calendário de saque. Nesse caso, os recursos são transferidos automaticamente para as contas indicadas pelo beneficiário.

Ciclo 1
O crédito para os beneficiários nascidos em maio faz parte do Ciclo 1 de pagamentos do auxílio emergencial. Os saques e transferências estarão liberados no dia 13 de agosto.

No ciclo 1, o crédito na poupança social da Caixa está agendado para o período de 22 de julho a 26 de agosto, conforme o mês de nascimento. Os saques e transferências estão sendo feitos de 25 de julho a 17 de setembro.

Bolsonaro defende privatizações e teto de gastos após debandada na Economia

No dia seguinte à “debandada” de dois secretários do Ministério da Economia insatisfeitos com travas à agenda liberal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu nas redes sociais as privatizações de empresas deficitárias e o teto de gastos, mas minimizou a ação de outros ministros pela flexibilização da principal âncora fiscal do governo.

“O estado está inchado e deve se desfazer de suas empresas deficitárias, bem como daquelas que podem ser melhor administradas pela iniciativa privada. Privatizar está longe de ser, simplesmente, pegar uma estatal e colocá-la numa prateleira para aquele que der mais ‘levá-la para casa.’ Para agravar o STF decidiu, em 2019, que as privatizações das empresas ‘mães’ devem passar pelo crivo do Congresso”, escreveu Bolsonaro no Facebook, referindo-se a um julgamento do Supremo que barrou a venda de estatais sem anuência do Parlamento, mas que liberou a desestatização de subsidiárias apenas por decisão do Executivo.

“Debandada” foi um termo utilizado pelo próprio ministro Paulo Guedes (Economia) para se referir ao pedido de demissão, na terça-feira (11), de dois de seus secretários especiais: Salim Mattar (Desestatização) e Paulo Uebel (Desburocratização). Ambos decidiram deixar a equipe econômica por verem poucos avanços em suas agendas, no caso as privatizações e a reforma administrativa, respectivamente.

As saídas renovaram as dúvidas sobre as credenciais liberais do governo Bolsonaro, que se encontra pressionado pela paralisação econômica causada pela crise do coronavírus e pelo pleito de auxiliares por aumento de gastos para obras em meio à pandemia, algo que conta com a oposição de Guedes. O ministro da Economia se opõe a novas despesas que extrapolem o teto de gastos.

Na mensagem publicada nas redes sociais, Bolsonaro fez outro aceno a Guedes e disse que “nosso norte continua sendo a responsabilidade fiscal e o teto de gastos”. Ele minimizou, no entanto, os pleitos de outros ministros por mais dinheiro para investimentos. “Num orçamento cada vez mais curto é normal os ministros buscarem recursos para obras essenciais. Contudo”, escreveu Bolsonaro.

Lista
Embora não tenha citado nominalmente os ministros na mensagem, os principais auxiliares que buscam mais recursos para obras no governo são Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Tarcísio de Freiras (Infraestrutura). O movimento conta ainda com apoio de militares.

Ele concluiu o texto destacando que a reforma da previdência foi aprovada em seu governo e as reduzidas taxas de juros; fez ainda referência ao fato de os reajustes com funcionalismo público estarem congelados até 2021. “O presidente e seus ministros continuam unidos e cônscios da responsabilidade de conduzir a economia e os destinos do Brasil com responsabilidade”, finalizou.

Folhapress

Festival de Cinema de Caruaru será realizado de forma virtual

Entre os dias 23 de agosto e 13 de setembro, o Festival de Cinema de Caruaru realizará sua sétima edição. Devido à pandemia do coronavírus, neste ano, o evento acontecerá de forma inteiramente digital, com transmissões ao vivo e oficinas realizadas de forma remota. Ao todo, a programação conta com 84 filmes, produzidos em onze países.

As exibições serão distribuídas em sete mostras competitivas: Infantil, Adolescine, Latino-americana, Agreste, Nordeste, Brasil de curta-metragem e Brasil de longa-metragem. As produções estarão disponíveis no site do evento (www.festivaldecaruaru.com.br) e, diariamente, os diretores e atores participarão de transmissões no Instagram (@festcinecru), a partir das 19h, para que possam compartilhar a história por trás de suas obras.

Nesta edição, o público também poderá fazer parte da escolha dos filmes premiados por meio de uma votação virtual. Além disso, um júri internacional será responsável por premiar filmes em destaque, em diversas categorias.

Confira os filmes selecionados: https://bit.ly/festcinecru2020

Prefeitura de Caruaru reforça segurança do município com equipes de motopatrulhamento

A Prefeitura de Caruaru iniciou, nessa terça-feira (11), uma nova estratégia de segurança na cidade. Comandado pelas equipes da Guarda Municipal, o motopatrulhamento tem como objetivo monitorar toda a extensão da Via Parque. O serviço vai garantir maior segurança para os cidadãos que utilizam o espaço da área de lazer.

Para a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a estratégia vai reforçar as ações que já vêm sendo desenvolvidas no município. “Essa é mais uma forma de estar próximo da população, de forma ágil e eficaz. O motopatrulhamento chega para reforçar a liberdade de ir e vir dos caruaruenses com segurança”, afirma a prefeita.

De acordo com a presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e transporte (DESTRA), Karla Vieira, as motos são uma ferramenta importante para as ações preventivas. “Em situações que necessitam de deslocamento emergencial, o motopatrulhamento será fundamental. Assim, vamos conseguir aumentar a capacidade operacional e diminuir o tempo na ocorrência”, afirmou.

A equipe de motopatrulhamento vai atuar percorrendo toda a Via Parque. “Ela também vai atuar nos grandes corredores da cidade, como a Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Caruaru e centro da cidade, além do trecho que compreende o Pátio de Eventos até o Sol Poente, com aproximadamente 5.2 km de extensão”, destacou Karla.

Faculdade Senac realiza webinar sobre mercados internacionais

As oportunidades de negócios nos mercados internacionais serão tema do webinar “A internacionalização de micro, pequenas e médias empresas brasileiras de produtos e serviços”. O evento é gratuito e será realizado pela Faculdade Senac Pernambuco, em parceria com o grupo português OPorto Forte. A atividade acontece no dia 20 de agosto, das 16h às 17h30. As inscrições já podem ser realizadas pelo endereço https://bit.ly/2DV6xcQ.

O webinar tem o objetivo de desmistificar a ideia de que o comércio exterior é voltado apenas para grandes empresas, indústrias e produtores agrícolas. “Empresas pequenas e médias podem acessar o mercado intencional individualmente, em consórcios ou através de tradings. Além disso, esse acesso não diz respeito apenas à exportação ou importação de mercadorias. Os serviços agregados estão ocupando cada vez mais espaço na economia mundial”, explica Jobson Alves, coordenador de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação da FacSenacPE.

O encontro contará com a presença dos convidados palestrantes Sérgio Castro, economista, gestor de projetos internacionais em mais de 25 países e diretor do grupo OPorto Forte; Jorge Mendes, profissional com mais de 25 anos de experiência como consultor de mercados; Celso Cavalcanti, especialista em Comércio Exterior e Economia Internacional; Valentin Kirov, jurista pela universidade de Sófia e participante na representação diplomática da Bulgária no Brasil e em Portugal; e Carlos Calado, doutor em Engenharia Civil, diretor da FacSenacPE e ex-reitor da UPE (2007-14). Serão contemplados em palestras os mercados do Oriente Médio, Norte da África e África Ocidental, América do Sul e Europa.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas pelo telefone 0800.081.1688 ou pela secretaria da FacSenacPE, que atende pelo WhatsApp (81) 99696.7900 ou pelo número 3413.6655.

Curso de extensão – Para os profissionais e empresas que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos em torno dos mercados internacionais, a FacSenacPE oferece, também em parceria com o grupo OPorto Forte, o curso de extensão “Economia Mundial: Oportunidades nos Mercados Externos”. As atividades serão ofertadas na modalidade remota, com 40h de carga-horária e atividades extraclasse, distribuídas de 21 de setembro a 14 de outubro, em 14 encontros, das 19h às 22h.

Prefeitura de Caruaru faz entrega do Residencial Jardins

A história de 496 famílias começou a ser reescrita ontem (11), com a entrega dos apartamentos do Residencial Jardins, na Cidade Alta, em Caruaru. As moradias são fruto do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) – FAIXA 1, a partir de uma parceria feita com a Prefeitura de Caruaru, CAIXA e Governo Federal. Cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega das unidades habitacionais. O empreendimento destina-se a famílias com renda de até R$ 1.800 (Faixa 1 do programa) e recebeu investimento total de R$ 39,68 milhões.

O evento contou com a presença do secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Eduardo dos Santos, da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; do superintendente regional da CAIXA, Paulo Nery, e demais autoridades estaduais e municipais. “Entregamos o Residencial Jardins, tão esperado pelos caruaruenses. São 496 famílias que conquistaram a casa própria. Agradeço a todo o time da Prefeitura que esteve envolvido nesse projeto e a Bruno Araújo, que enquanto ministro das Cidades, priorizou a Capital do Agreste para essa construção”, comemora a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

A desempregada Maria José é uma das novas moradoras do residencial. Ela tem quatro filhos e morava na casa da sogra. “É um sonho realizado. Eu nunca conseguiria comprar uma casa. Não tenho renda fixa e o que ganho trabalhando eventualmente é para sustentar os meus 4 filhos, sendo que um tem necessidades especiais, então, fica mais difícil, pois ele toma medicação cara. Eu agradeço demais pela oportunidade de poder ter um teto para abrigar minha família”, afirma Maria.

Localizado na Estrada Antiga para Agrestina s/nº, Cidade Alta, Caruaru/PE, o empreendimento Residencial Jardins é um loteamento composto por 31 blocos de 16 apartamentos cada. Cada residência tem área privativa de 43,68 m², divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. As unidades estão avaliadas em R$ 80 mil. O Residencial possui ainda praças, quadra poliesportiva e dois centros comunitários.

No empreendimento foram destinados 3% das vagas para Pessoas com Deficiência (15 unidades) e 3% das vagas para Idosos (15 unidades), as pessoas que possuem membro da família com microcefalia não participaram de sorteio, foram imediatamente contempladas (07 unidades). Atendendo às exigências de qualidade do programa, o residencial é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

Foto: Arnaldo Felix

Higienização das escovas de dentes e de cabelos

A escova de dente deve ser trocada de 2 a 3 meses, apesar disso, ela deve ser bem higienizada nesse período para, até prevenir doenças. Um dos primeiros cuidados é, quando utilizar o vaso sanitário, fechar a tampa antes de dar descarga, já que, quando aberta, o vaso pode funcionar como um spray, podendo jogar os microorganismos – dependendo do tipo de vaso sanitário – até uma altura de 6m, que ficarão cerca de 2h em suspensão, contaminando as escovas.
Além disso, sempre lave a escova antes e após o uso, lembrando que é importante dar uma batidinha para eliminar o excesso de água, o que torna o local propício para proliferação de bactérias e fungos. É necessário também propiciar a ventilação da escova de dente, então evite utilizar as capinhas de plástico para cobrir a parte das cerdas.
Para realizar uma higienização adequada, portanto, devemos utilizar um recipiente com antisséptico bucal e mergulhar a escova durante 20 minutos.
Já a limpeza da escova de cabelo e do pente é importante para a prevenção de fungos e bactérias. Inicialmente deve-se retirar todo o cabelo da escova com um pente ou com a própria mão, em seguida, deve-se mergulhar as escovas e os pentes em uma mistura de 1 litro de água para meio copo de água sanitária, em que devem ficar de 10 a 15 minutos. Depois, seque bem as escovas e borrife álcool com concentração de 70% para eliminar os microorganismos.
Lembre-se de que a escova de cabo de madeira deverá ser lavada apenas com a água e sabão neutro; evite colocar dentro da água para não apodrecer. Todas essas dicas são necessárias para prolongar a vida útil das escovas de dente e de cabelo, e também para eliminarmos os microorganismos e evitar diversos problemas de saúde.

Prefeitura de Caruaru promove ação cultural para marcar o Dia Internacional da Juventude

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está com inscrições abertas, até o próximo dia 26, para a seleção de poemas para composição da Antologia Poética Juventudes Verso(u)s Pandemia. A proposta busca marcar o Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta quarta-feira (12), bem como o Dia Nacional da Juventude (22), data em que está prevista o lançamento do projeto.

Os objetivos da ação são incentivar e valorizar a escrita literária dos jovens caruaruenses, propondo também a possibilidade de deixar registrado para outras gerações a situação pandêmica vivencianda atualmente.

SERVIÇO
Inscrições gratuitas: 12/08 a 26/08 de 2020​
Público Alvo: Adolescentes e jovens de 12 a 29 anos residentes em Caruaru-PE.

A inscrição pode ser realizada pelo link bit.ly/selecaopoetica

FORMATO

✔​Serão selecionados 30 poemas para a Antologia.

✔Exigências:
1 – O poema deve ser de autoria própria e precisa estar em consonância com o tema da Antologia que é Pandemia COVID 19;
2 – Deve estar no gênero textual de poema e escrito em língua portuguesa;
3 – Deve ter no mínimo 20 letras (caracteres) e no máximo 302 letras (caracteres);
4 – Fonte Arial, tamanho 12;
5 – Deve ser enviado em arquivo tipo DOC em A4;
6 – Deverá ser escrito por apenas um/a autor/a.

✔​As/os adolescentes e jovens com dificuldade no acesso à internet poderão ter apoio da Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, através do número (81) 98384-4292 e agendar um momento para utilização de computadores e internet da casa das juventudes urbanas.

✔ As/os 30 participantes com poemas selecionados participarão de uma oficina criativa cartoneira, onde conhecerão o Movimento Cartoneira, para entender melhor como podem ser feitas as produções de livros independentes e, por fim, aprenderão a técnica de criação de capas e livros.

✔ A Antologia será disponibilizada em formato digital. Também serão impressos 150 livretos e cada participante terá direito a 3 exemplares.

✔ Se o poema for selecionado para a composição na Antologia, a/o participante receberá no seu e-mail a confirmação da inscrição, bem como o termo de autorização.

✔​O lançamento da Antologia ocorrerá no dia 22 de setembro de 2020, data que faz alusão ao dia Nacional da Juventude.

É importante ressaltar que não serão aceitos conteúdos que desrespeitem os direitos humanos.

Coluna Esplanada

BRASÍLIA, QUARTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2020

Crime e Castigo

A Justiça de Pernambuco já expediu o mandado de prisão do assassino do blogueiro Áquila Silva e do filho dele, de 11 anos. É um matador profissional, contam fontes. E há suspeita de crime encomendado. Até o fechamento da Coluna, ninguém fora preso. Áquila e o filho foram assassinados a tiros no domingo à noite, na cidade de Rio Formoso. Ainda não há informações se há relação com crime político. Denúncias contra prefeitos da região eram recorrentes no seu site.

Oi, hei!

Uma amostra do ano Legislativo perdido: há 10 dias, um deputado federal importante do MDB não consegue falar com líder do Governo, deputado Vitor Hugo (PSL-GO).

Ano perdido

O Palácio desistiu da reforma administrativa porque o Congresso Nacional está às moscas. Todos estão nas bases em tratativas para apoio a seus candidatos na eleição.

Cadê os amigos?

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo (PE), figura ativa nas redes sociais, anda sumido depois das operações que cercaram José Serra e do indiciamento de Alckmin.

O articulador

O ex-presidente do PV e ex-secretário do Meio Ambiente de Pernambuco Sérgio Xavier está na mira do Ministério Público Federal, suspeito de participar do desvio de dinheiro do bilionário Sistema S. A denúncia ainda envolve o presidente da CNI, Robson Andrade, e mais nove pessoas. Amigo de longa data do senador Jarbas Vasconcelos, Sérgio Xavier figura como sócio de mais de 200 empresas, apurou a reportagem, cujos capitais sociais somados dão inveja a sheiks do petróleo.

Pé na rua

Brasileiros retomam aos poucos a rotina. Sondagem da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, de julho, com 1.090 pessoas, mostra que uma em cada três pessoas já foi às compras no comércio de rua ou voltou a frequentar reuniões familiares. Dos entrevistados, 25% voltaram a frequentar shoppings e restaurantes.

Marketing eleitoral

Aliados e amigos do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) soltaram nas redes sociais banner com indicação de que pode ser vice de Jair Bolsonaro na chapa de 2022.

Intensivão

O ex-PGR Geraldo Brindeiro aceitou o desafio e juntou-se aos veteranos Rudolfo Lago, Alexandre Jardim, Estêvão Damásio e outros jornalistas como professores do curso virtual “Imagem & Credibilidade”, para candidatos nas eleições deste ano.

Pau no backstage

É provável que o cantor Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, esqueça o processo que prometeu contra Edgar Scandurra. Mas só se o guitarrista do Ira!, que citou em entrevista que Roger apoia a tortura, se desculpar nas redes sociais. Scandurra chegou a deixar uma mensagem de voz no whatsapp para Roger, que a desdenhou.

Hotel casa

Os hotéis, um dos setores mais afetados com a pandemia, estão se reinventando para conquistar hóspedes. Em Brasília, por exemplo, Saint Paul e o Kubitschek Plaza passaram a oferecer tarifas promocionais de R$ 1.600 ao mês, para moradia.

‘Papai’ e novinha

Pesquisa da plataforma Universo Sugar mostra que 65,66% dos Sugar Daddies do Distrito Federal afirmam ter filhos, enquanto em São Paulo são 58,13%. É aquele turma que ‘adota’ uma namorada novinha e paga seus caprichos (e estudos).

Fé na santa

A Coluna registrou que o movimento na Basília de Aparecida (SP) caiu para 5 mil turistas/dia. Mas não é por causa da forte barreira sanitária contra o Covid-19, citada (estão certos). É porque as romarias caíram muito desde o início da pandemia.

Ponto Final

Tem gente que crava que Vladmir Putin já tem uma vacina contra o Covid-19. A Rússia é uma das maiores potências na ciência, e seu presidente deu a cara na TV cravando. Parte-se da premissa de que ele não passaria uma vergonha mundial. A conferir.

ESPLANADEIRA

# Elo e RecargaPay oferecem um bônus financeiro para clientes que pagarem suas contas pelo app. # A farmacêutica GSK faz live hoje, às 19h, sobre vacinação para profissionais da área da saúde. # Fresenius Medical Care reúne médica, enfermeira e paciente para falar diálise peritoneal hoje, em live, às 18h, pelo Instagram # Jornalista e escritor André Puga lança o livro “O Outro Significado”. # Singu, marketplace de beleza e bem-estar, inicia operações em Brasília. # Empresário Julian Tonioli, sócio da Auddas, palestra hoje às 17h na start up Hilo, sobre “Como tornar o seu negócio atrativo para investidores?”.

 

Publicidade

Facebook

x